A austríaca Engel, que tem subsidiária brasileira na cidade de Cotia (SP), desenvolveu um equipamento que combina a extrusão direta de material reciclado com a sua injeção subsequente, permitindo às empresas que reciclam suas sobras de processo inserir os rejeitos moídos diretamente em uma nova linha de produção.

 

O processo de dois estágios (Two-Stage Process) tem como propósito reduzir o número de operações na rotina de reciclagem de materiais plásticos e promete uma redução de 30% no consumo de energia, além de ganhos no balanço de CO2.

 

Udo Löhken, diretor da Engel do Brasil, explicou que o projeto da máquina leva em conta as necessidades especiais do trabalho com material reciclado: na unidade de plastificação, por exemplo, são usadas roscas especiais para o trabalho com compostos que têm índice de fluidez variável. Ao longo do trajeto do material até a unidade de injeção há também estações de filtragem, para eliminação de contaminantes, e degasagem, para a eliminação de odor e de compostos voláteis, como é característico das linhas de extrusão de reciclados (imagem à esquerda).

 

Recursos digitais permitem detectar, a partir de flutuações na curva de pressão, as variações do índice de fluidez do material. Esta informação é lida pelo sistema, que promove correções no processo de injeção de modo a garantir que a cada ciclo a máquina trabalhe com a mesma quantidade de material. Na injeção sequencial, a máquina faz a comutação eletrônica e regula a abertura dos bicos valvulados no momento certo, como explicou Udo, o que garante a obtenção de peças injetadas de boa qualidade.

 

A economia de energia deriva principalmente da dispensa de uma linha para extrusão e regranulação do material reciclado e também da sua posterior refusão para injeção. São eliminadas da cadeia de processos de reciclagem pelo menos três operações: a fusão do reciclado, o seu transporte e a regranulação, o que também resulta na simplificação da logística desses insumos.

 

O processo de dois estágios recebeu no ano passado o Plastics Recycling Awards Europe (premiação da indústria de reciclagem na Europa) e o Award Product of the Year (produto do ano) da Plastics Magazine, da Alemanha.

 

___________________________________________________________________________________

 

 Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.


____________________________________________________________________________________

 

Imagens: Engel

 

 

Leia também:

 

Do frasco ao solado. Garrafas PET transformadas em laminados para calçados.

 

Embalagens para impermeabilizantes agora em versções feitas com PCR

 

 

#Engel

#Reciclagemdeplásticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Limpeza com solventes é incorporada à reciclagem mecânica

Remoção de contaminantes é o ponto forte do processo de reciclagem apresentado pela Lindner durante a feira K , em parceria com a Procter & Gamble.

11/11/2025


Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025