A austríaca Engel, que tem subsidiária brasileira na cidade de Cotia (SP), desenvolveu um equipamento que combina a extrusão direta de material reciclado com a sua injeção subsequente, permitindo às empresas que reciclam suas sobras de processo inserir os rejeitos moídos diretamente em uma nova linha de produção.

 

O processo de dois estágios (Two-Stage Process) tem como propósito reduzir o número de operações na rotina de reciclagem de materiais plásticos e promete uma redução de 30% no consumo de energia, além de ganhos no balanço de CO2.

 

Udo Löhken, diretor da Engel do Brasil, explicou que o projeto da máquina leva em conta as necessidades especiais do trabalho com material reciclado: na unidade de plastificação, por exemplo, são usadas roscas especiais para o trabalho com compostos que têm índice de fluidez variável. Ao longo do trajeto do material até a unidade de injeção há também estações de filtragem, para eliminação de contaminantes, e degasagem, para a eliminação de odor e de compostos voláteis, como é característico das linhas de extrusão de reciclados (imagem à esquerda).

 

Recursos digitais permitem detectar, a partir de flutuações na curva de pressão, as variações do índice de fluidez do material. Esta informação é lida pelo sistema, que promove correções no processo de injeção de modo a garantir que a cada ciclo a máquina trabalhe com a mesma quantidade de material. Na injeção sequencial, a máquina faz a comutação eletrônica e regula a abertura dos bicos valvulados no momento certo, como explicou Udo, o que garante a obtenção de peças injetadas de boa qualidade.

 

A economia de energia deriva principalmente da dispensa de uma linha para extrusão e regranulação do material reciclado e também da sua posterior refusão para injeção. São eliminadas da cadeia de processos de reciclagem pelo menos três operações: a fusão do reciclado, o seu transporte e a regranulação, o que também resulta na simplificação da logística desses insumos.

 

O processo de dois estágios recebeu no ano passado o Plastics Recycling Awards Europe (premiação da indústria de reciclagem na Europa) e o Award Product of the Year (produto do ano) da Plastics Magazine, da Alemanha.

 

___________________________________________________________________________________

 

 Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.


____________________________________________________________________________________

 

Imagens: Engel

 

 

Leia também:

 

Do frasco ao solado. Garrafas PET transformadas em laminados para calçados.

 

Embalagens para impermeabilizantes agora em versções feitas com PCR

 

 

#Engel

#Reciclagemdeplásticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024


Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

Entenda a proposta da BioPowder, do arquipélago de Malta, que desenvolve e comercializa pós de alto desempenho obtidos a partir de caroços de azeitona. Adicionados à formulação de masterbatches, eles podem conferir resistência mecânica, propriedades hidrofóbicas, redução de peso e diferentes apelos estéticos aos produtos plásticos.

27/02/2024