Adalberto Rezende, da redação.


 

A aparência de peças e itens fabricados a partir de resinas termoplásticas pode ser um fator determinante na decisão de compra de um produto. Atualmente, são comercializadas diversas linhas de masterbatches e revestimentos que conferem acabamento com boas propriedades para autopeças, utensílios domésticos, itens decorativos, entre muitos outros.

 

Recentemente, foi divulgado o desenvolvimento de concentrados de pigmentos metálicos indicados para o acabamento de peças plásticas cujo projeto compreende, por exemplo, a obtenção de superfícies lisas com efeito de cromo, ou texturizadas com aspecto de metal com superfície escovada, como é mostrado na figura a seguir.  


 

Peças plásticas revestidas com pigmentos de alumínio desenvolvidos pela Delta Tecnic

Peças plásticas revestidas com pigmentos de alumínio da linha Metalure C. Imagem: Delta Tecnic


 

Trata-se de pigmentos de alumínio obtidos por deposição física de vapor (tradução literal do inglês physical vapor deposition, PVD) desenvolvidos pela Delta Tecnic, empresa situada na cidade espanhola de Barcelona. Os pigmentos são comercializados sob a marca Metalure C e consistem em flocos metálicos extremamente finos que têm superfície lisa e uniforme.

 

Exemplo de aplicação dos pigmentos da linha Metalure C

De acordo com informações divulgadas pela companhia, os flocos apresentam propriedades não foliares, o que faz com que eles confiram a peças acabadas um efeito de metal escovado, principalmente quando é aplicada textura à superfície, ou acabamento fino espelhado (exemplo do botão da caneta, mostrado na figura ao lado), dependendo do tipo de formulação pensada para o produto. 

 

Ainda segundo a empresa, esse efeito não pode ser obtido usando-se pigmentos à base de alumínio convencionais. Por esse motivo, esta série de produtos é recomendada para empresas que têm interesse na aplicação de revestimento para acabamento de peças plásticas, diferentemente dos processos tradicionais, tais como a galvanoplastia.


 

 

Melhores propriedades ópticas

 

A Delta Tecnic também divulgou que a linha de pigmentos de alumínio Metalure C pode proporcionar boas propriedades ópticas a peças fabricadas a partir de resinas termoplásticas. Alguns dos exemplos mencionados dizem respeito à possibilidade de obtenção de efeitos de cromo otimizados, com alto brilho (gráfico a seguir) e/ou alta definição de detalhes em caso de aplicação de texturas e/ou execução de gravações na superfície da peça. 

 

 

Gráfico mostra índice de alto brilho proporcionado pelos pigmentos metálicos da linha Metalure C

A série de pigmentos Metalure C possibilita a obtenção de efeito metálico com valores de brilho significativamente mais altos em comparação com produtos tradicionais


 

 

De acordo com a companhia, um dos fatores que contribuem para isso é a curva de distribuição de partículas dos pigmentos metálicos que é muito mais estreita em comparação com a relacionada a masterbatches de efeito metálico tradicionais. Isso é mostrado no gráfico ao lado. 

Segundo a Delta Tecnic, a curva de distribuição de partículas é menor no caso dos pigmentos da linha Metalure C

 

Além disso, os pigmentos de alumínio podem ser aplicados como revestimento em componentes eletrônicos, peças plásticas para acabamento de interiores de veículos e guarnições de rodas, assim como podem ser adicionados à formulação de revestimentos à base de solventes.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.


 

 

 

Imagens e gráficos: Delta Tecnic

 

Outras matérias sobre o ramo de plásticos:

 

Desenvolvimento local assegura o fornecimento de compostos

 

Masterbatches compostos por fibras de casca de arroz chegam ao mercado

 

#Masterbatches #PigmentosMetálicos #PlásticoIndustrial

 



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Desmoldante à base de água para rotomoldados

O produto semipermanente Mono-coat RM-7105W é recomendado para a desmoldagem de peças fabricadas com polietileno e outros polímeros.

26/03/2024


Limitadores de compressão para componentes plásticos

Itens para fixação e montagem de peças plásticas mantêm a tensão de aperto de elementos roscados, e evitam a deformação plástica por fluência.

20/02/2024