A Braskem bateu novo recorde de vendas de resinas no mercado brasileiro em setembro, superando a marca histórica que havia atingido em agosto. As 367,5 toneladas compradas pelos clientes no mês passado fortalecem o curso de recuperação de vendas após um baque sentido nos meses de abril e maio, auge dos efeitos da pandemia de Covid-19 na economia. 

Em agosto, a companhia já havia anunciado um recorde de vendas de 355 mil toneladas. "O mercado vem registrando altas seguidas de demanda por resinas e a Braskem está trabalhando para atender seus clientes", diz Edison Terra, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul.

A empresa voltou ao patamar normal de utilização de suas centrais petroquímicas nos últimos meses, depois de ter sido forçada a diminuí-la para 65% durante o período de maior distanciamento social da pandemia.

Os destaques foram as vendas de polietileno, que subiram de 173 mil toneladas em agosto para 188 mil toneladas em setembro. As vendas do polietileno de origem renovável, o PE Verde, ultrapassaram no mês pela primeira vez a marca de 17 mil toneladas. O PE Verde é produzido a partir da cana-de-açúcar, matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo e gás natural. 

Nos Estados Unidos, a forte demanda também fez com que a taxa de utilização das unidades industriais na região voltasse à normalidade e, no mês de setembro, a companhia registrou um volume de vendas superior a 140 mil toneladas de polipropileno no mercado norte-americano.


 

Conteúdo relacionado:

 

Nova fábrica de PP inicia atividades

Avanços em pesquisa sobre reciclagem química


 

#Braskem



Mais Notícias PI



Bioplásticos. Novo levantamento aponta expansão do mercado global.

Melhoria de desempenho e desenvolvimento de novas aplicações estão fortalecendo o mercado dos plásticos de base biológica em nível global.

08/12/2025


DIN EN 18065:2025, um marco europeu para classificação e qualidade de plásticos reciclados

Ao padronizar informações e reduzir incertezas sobre qualidade e origem, a nova norma europeia aumenta a confiabilidade dos reciclados. No Brasil, poderá servir de apoio ao cumprimento do Decreto nº 12.688/2025, que estabelece, por exemplo, percentuais de 22% de material reciclado nas embalagens já em 2026.

08/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025