Uma película fabricada a partir da resina polivinil butiral (PVB) projetada para chamar a atenção de aves, para evitar que elas se choquem contra áreas envidraçadas de edifícios, por exemplo, foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Eastman, com sede nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP), e a Seen AG (Suíça).
A película chamada Saflex FlySafe 3D já está disponível no mercado brasileiro. Ela possui insertos tridimensionais e reflexivos com capacidade para captar luz, os quais, a partir disso, passam a emanar um brilho sutil que pode alertar os pássaros e fazer com que eles desviem do obstáculo.
Em comunicado à imprensa, foi informado que a película pode ser aplicada em menos de 1% da área total do vidro, graças aos seus insertos tridimensionais. Também foi divulgado que o produto recebeu uma avaliação da American Bird Conservancy como fator de ameaça abaixo de 10, após ter sido submetido a ensaios de transmissão e reflexão de luminosidade em laboratórios especializados em colisão na Áustria.
Um exemplo de aplicação da película pode ser visto no vídeo a seguir.
O filme de PVB pode ser aplicado em janelas, portas, claraboias, fachadas, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3579-1800.
Imagens: Eastman
Mais notícias:
Fabricação de canudos com materiais sustentáveis
Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas
#AmericanBirdConservancy #Eastman #PVB #PI
Mais Notícias PI
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026