A operadora de logística reversa de materiais eureciclo, com unidade em São Paulo (SP), apontou um aumento de 327% do volume de embalagens para produtos de limpeza recicladas entre 2019 e 2022. De acordo com a própria companhia, neste período, ela contribuiu para a compensação de 84 mil toneladas de embalagens pós-consumo usadas para o acondicionamento de produtos desse tipo. Deste percentual, 67% são representados por embalagens pós-consumo feitas de plástico ou de papel.

 

Além disso, o setor de limpeza, conforme comentou Camila Castello Branco, gerente de negócios e parcerias da empresa, somente no ano passado, “compensou quase R$ 5 milhões em resíduos”. Ainda segundo a executiva, isso pode ser atribuído à aposta dos fornecedores de produtos de limpeza na “operacionalização de logística reversa, visando equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentivar a cadeia de reciclagem e reduzir cada vez mais o impacto ambiental”. 

 

Foi informado à imprensa que os fornecedores de produtos de limpeza visam aumentar o uso de materiais reciclados na fabricação de novas embalagens, visando também contribuir para aumentar as estatísticas referentes ao reaproveitamento de resíduos sólidos no Brasil – atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos computados no País são encaminhados para a reciclagem.

 

Outro fator que indica que a preocupação acerca do reaproveitamento de materiais reciclados está aumentando, baseado nos dados divulgados pela eureciclo, é o aumento da quantidade de companhias que contratam seus serviços, passando de 84 para 257 no período de 2020 até o ano passado, o que representa um aumento de 200% da carteira de clientes da companhia. 


Mais informações podem ser obtidas pelo site da eureciclo.

 

 

Imagem: Divulgação; fotos feitas na cooperativa Viva Bem.

 

 

Mais notícias sobre reciclagem:

 

Filmes BOPP multicamadas, metalizados e impressos agora são também recicláveis

 

Plataforma vai gerir e mapear a reciclagem de plásticos no Brasil

 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

#eureciclo #Abrelpe #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Dispositivo identifica fibras de carpetes em frações de segundos

Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.

27/01/2026


Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026