Um acordo firmado entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecânica e o Centro de Inovação em Materiais (CIM) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deverá resultar em novos produtos baseados em nanotecnologia tendo o cobre como matéria-prima.

 

Sob a coordenação de pesquisadores da Embrapii e contando com a participação de estudantes, o projeto terá duração de 19 meses e visa desenvolver produtos à base de cobre com uso na indústria e no desenvolvimento de produtos finais.

 

As aplicações do cobre com base em nanotecnologia deverão ter em vista as suas propriedades antimicrobianas, resultando em produtos como revestimentos destinados a diferentes itens plásticos de uso final obtidos por processos como injeção, extrusão ou sopro. “O cobre é um material muito versátil e bastante conhecido por sua atividade microbicida. Esperamos com a pesquisa colaborar com o subsídio científico já conhecido, a respeito da ação biocida sobre diferentes patógenos, mas também aprofundar em outros aspectos”, explicou o coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica, Márcio Rodrigues.

 

Foto: Termomecânica

 

Leia também:

 

Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

 

Filmes de BOPP com concentrado antiviral chegam ao mercado

 

#Cobre #materialbactericida



Mais Notícias PI



Engel adquire a Trexel. Um impulso para a injeção de peças mais leves.

O anúncio foi feito pela companhia austríaca durante a feira K, onde também foram divulgados os seus atuais pilares de desenvolvimento tecnológico para o setor de injeção.

29/10/2025


Novos concentrados para formulações de PVC

Desenvolvedora de aditivos e masters apresentou na feira K as linhas de produtos que atendem às necessidades específicas do processamento de PVC.

14/10/2025


Novos catalisadores solucionam dilemas da cadeia do PET

Catalisadores à base de titânio desenvolvidos pela Clariant são mais sustentáveis e farão frente aos desafios da cadeia de suprimentos.

14/10/2025