Um acordo firmado entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecânica e o Centro de Inovação em Materiais (CIM) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deverá resultar em novos produtos baseados em nanotecnologia tendo o cobre como matéria-prima.

 

Sob a coordenação de pesquisadores da Embrapii e contando com a participação de estudantes, o projeto terá duração de 19 meses e visa desenvolver produtos à base de cobre com uso na indústria e no desenvolvimento de produtos finais.

 

As aplicações do cobre com base em nanotecnologia deverão ter em vista as suas propriedades antimicrobianas, resultando em produtos como revestimentos destinados a diferentes itens plásticos de uso final obtidos por processos como injeção, extrusão ou sopro. “O cobre é um material muito versátil e bastante conhecido por sua atividade microbicida. Esperamos com a pesquisa colaborar com o subsídio científico já conhecido, a respeito da ação biocida sobre diferentes patógenos, mas também aprofundar em outros aspectos”, explicou o coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica, Márcio Rodrigues.

 

Foto: Termomecânica

 

Leia também:

 

Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

 

Filmes de BOPP com concentrado antiviral chegam ao mercado

 

#Cobre #materialbactericida



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024