Uma série de equipamentos para gravação e marcação em metais da Gravotech, empresa com sede na França, passou a ser comercializada exclusivamente no Brasil pela Gravomark. Trata-se de uma companhia recém-estabelecida que assumiu as operações de uma unidade comercial situada em São Paulo (SP) antes pertencente a uma subsidiária da empresa europeia.

Setor de gravação em moldes para plásticos ganha nova distribuidora de equipamentos no Brasil

 

A partir disso serão fornecidos equipamentos indicados para aplicações de gravações em cavidades de moldes usados para a fabricação de itens plásticos, de modo a permitir a rastreabilidade de produtos desse tipo, por exemplo. Entre eles estão os gravadores a laser híbrido da linha Technifor (foto 1), que podem gravar em superfícies de aço, alumínio ou cobre. Dependendo do modelo, a potência do laser é de 10 ou 20 W, com pico de potência podendo chegar a 60 W, de acordo com a fabricante, operando sob frequência de 10 a 100 kHz.


 

A série de equipamentos conta com versões capazes de fazer gravações em peças feitas em poli(metacrilato de metila) (PMMA) como é o caso dos modelos Welease CO2. Com laser com potência de 30 W e velocidade de trabalho de 1.500 mm/s, eles podem executar gravações em áreas de 100 x 100 mm. Segundo informações disponibilizadas na página oficial da Gravotech, esses equipamentos também são recomendados para trabalhos de corte, soldagem ou dobramento de chapas de PMMA com espessura inferior a 5 mm (exemplo mostrado na foto 2).

Aplicação de laser em PMMA

 

Outra linha que será fornecida é a Gravograph, à qual pertence a máquina de gravação rotativa M40. Ela pode executar gravações em áreas planas ou cilíndricas de 210 x 305 mm e possui um dispositivo que permite a inclinação do cabeçote de gravação para trabalhos em peças cônicas. É recomendada para gravação em componentes com altura de até 110 mm.


Os softwares CAD/CAM da série Type3 também integram o mix de produtos da companhia francesa que passou a ser fornecido no País. Eles se dividem em versões voltadas para marcação de números, símbolos, textos, tabelas, entre outros, bem como para trabalhos de fresagem.


 

“Por meio dos distribuidores, com equipes maiores, especializadas e com conhecimento das especificidades do mercado local, teremos condições de ampliar o fornecimento de equipamentos da Gravotech em cada país em que atuamos, assim como no setor industrial brasileiro”, comentou Ingrid Santos, gerente de operações da companhia para a América Latina.


 

Mais informações podem ser obtidas nos sites das empresas. Os guias da revista Plástico Industrial trazem dados sobre a oferta de moldes e matrizes no Brasil, bem como de softwares para trabalhos no chão de fábrica e serviços de texturização de cavidades. E na seção artigos técnicos podem ser acessados trabalhos com temas relacionados à área de ferramental para processamento de plásticos.


 

Foto: Exemplo de equipamento de gravação a laser em superfícies metálicas, indicado para trabalhos em moldes, fabricado na França, que integra uma série de produtos que passou a ser comercializada no Brasil pela Gravomark. Imagem: Gravotech.


 

#Gravomark #Gravotech #Laser #Software #PlásticoIndustrial

 



Mais Notícias PI



Acordo ampliará oferta de poliuretano termoplástico no Brasil

Parceria firmada entre empresas fornecedoras de polímeros leva à comercialização local de nova linha de TPUs.

14/01/2022


Serviços de análise de fluidos para processos no ramo do plástico

Empresa oferece ensaios de lubrificantes e monitoramento de sistemas hidráulicos do chão de fábrica.

14/01/2022


Equipamento de soldagem a laser robotizada chega ao mercado

Nova máquina conta com robô de seis eixos e é indicada para soldagem de moldes e matrizes para plásticos.

16/11/2021