Um projeto chamado “BioICEP – Bio Innovation of a Circular Economy for Plastics” (ou, Bioinovação da economia circular para os plásticos, em tradução livre), do qual faz parte o  Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico (Espanha), tem como objetivo transformar plásticos não biodegradáveis em materiais de base biológica para a indústria de embalagens e o setor farmacêutico.

 

Trata-se de um programa a partir do qual foram realizados tratamentos químicos e biotecnológicos visando à transformação de resinas sintéticas em bioplásticos biodegradáveis. Isso também envolveu a condução de métodos baseados no uso de micro-ondas e de extrusão reativa para acelerar a biodegradação de resíduos plásticos de origem fóssil.


De acordo com o Aimplas, foi feito um pré-tratamento de materiais plásticos como, por exemplo, polietileno de baixa densidade usando a degradação termoquímica assistida por micro-ondas, o que proporcionou a obtenção de polímeros cuja degradação total ocorreu em menos de 28 dias. Também foi feita a despolimerização de poliamidas para a obtenção dos seus monômeros, envolvendo a participação de microrganismos.

 

O uso do processo de extrusão reativa teve como premissa a alteração da estrutura das cadeias dos polímeros ensaiados, de forma a acelerar a biodegradação desses plásticos. 


O programa BioICEP conta com a participação de instituições de pesquisa e ensino situadas em diversos países, tendo como foco o desenvolvimento de trabalhos colaborativos a partir da contribuição de diferentes áreas da cadeia produtiva do plástico.

 

Trabalhos centrados na combinação de diferentes processos, tais como decomposição química e redução do peso molecular de polímeros, estão em fase de desenvolvimento.


 

Imagens: Aimplas.

 

Leia também:

 

Movimento Circular busca parceiros

 

Reciclagem química e mecânica não competem entre si

 

Indorama aumenta a capacidade de reciclagem em Minas Gerais

 

#Aimplas #Bioplásticos #Pesquisa #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



ERT Bioplásticos tem novo conselho administrativo

À equipe da greentech ERT Bioplásticos foram integrados executivos que atuaram em empresas como Braskem e Rico Investimentos.

18/06/2024


A resposta da Interplast aos atuais desafios do setor de plásticos

A feira que acontece em agosto, em Joinville (SC), vai incluir em sua programação eventos destinados a tratar das atuais demandas do segmento, tais como encontros técnicos, um seminário de metrologia, o Fórum de Economia Circular e o RSday, uma programação de apoio a empresas do Rio Grande do Sul.

18/06/2024


Mercado de masterbatches teve crescimento em 2023

De acordo com a Adirplast, o consumo aparente de masterbatches no Brasil no ano passado foi de aproximadamente 150 mil toneladas.

19/06/2024