A Materialise, empresa belga que desenvolve soluções para impressão 3D, projetou um componente que, adaptado a maçanetas, permite a abertura de portas sem o uso das mãos, usando-se apenas o braço. A empresa está oferecendo o projeto para download gratuito e solicitando à comunidade global de impressão 3D que imprima o componente e o disponibilize em todo o mundo, tendo em vista que os cuidados para prevenir a contaminação por coronavírus farão parte de nossas vidas por um bom tempo ainda.

O abridor impresso em 3D pode ser conectado às maçanetas existentes e possui uma extensão em forma de remo que permite que as pessoas abram e fechem portas sem tocar nas maçanetas, ajudando assim a reduzir a propagação do vírus.

apoio para abrir portas impresso em 3D da Materialise
 

O abridor de porta “mãos-livres” (hands free) pode ser instalado sem necessidade de furação ou substituição da maçaneta já existente. O primeiro modelo pode ser anexado a alças cilíndricas, mas a Materialise planeja introduzir projetos adicionais usando diferentes tecnologias de impressão 3D, conforme necessário, em resposta à disseminação do coronavírus.

A ideia da maçaneta da porta impressa em 3D surgiu em uma reunião interna para definir medidas para proteger funcionários e visitantes da empresa. Logo ficou claro que mais pessoas poderiam se beneficiar do projeto e a empresa decidiu disponibilizá-lo gratuitamente em https://www.materialise.com/en/hands-free-door-opener. Qualquer pessoa com acesso a uma impressora 3D pode baixá-lo e imprimi-lo em questão de horas.

 

Foto:Materialise


#impressão3D-covid19



Mais Notícias PI



Novos cursos online sobre plásticos têm inscrições abertas

ABPol divulgou uma programação de cursos da área de polímeros que serão realizados nos próximos meses.

12/01/2022


Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

Desenvolvedora de aditivos antimicrobianos baseados em nanotecnologia, a Nanox foi selecionada para integrar um programa que promoverá a sua inserção no mercado global.

22/10/2021


Pesquisa indica que investir em tecnologia é um caminho para enfrentar a crise

CNI divulgou estudo que mostrou que 88% das indústrias que adotaram o uso de tecnologia durante a pandemia obtiveram bons resultados.

22/10/2021