A Materialise, empresa belga que desenvolve soluções para impressão 3D, projetou um componente que, adaptado a maçanetas, permite a abertura de portas sem o uso das mãos, usando-se apenas o braço. A empresa está oferecendo o projeto para download gratuito e solicitando à comunidade global de impressão 3D que imprima o componente e o disponibilize em todo o mundo, tendo em vista que os cuidados para prevenir a contaminação por coronavírus farão parte de nossas vidas por um bom tempo ainda.

O abridor impresso em 3D pode ser conectado às maçanetas existentes e possui uma extensão em forma de remo que permite que as pessoas abram e fechem portas sem tocar nas maçanetas, ajudando assim a reduzir a propagação do vírus.

apoio para abrir portas impresso em 3D da Materialise
 

O abridor de porta “mãos-livres” (hands free) pode ser instalado sem necessidade de furação ou substituição da maçaneta já existente. O primeiro modelo pode ser anexado a alças cilíndricas, mas a Materialise planeja introduzir projetos adicionais usando diferentes tecnologias de impressão 3D, conforme necessário, em resposta à disseminação do coronavírus.

A ideia da maçaneta da porta impressa em 3D surgiu em uma reunião interna para definir medidas para proteger funcionários e visitantes da empresa. Logo ficou claro que mais pessoas poderiam se beneficiar do projeto e a empresa decidiu disponibilizá-lo gratuitamente em https://www.materialise.com/en/hands-free-door-opener. Qualquer pessoa com acesso a uma impressora 3D pode baixá-lo e imprimi-lo em questão de horas.

 

Foto:Materialise


#impressão3D-covid19



Mais Notícias PI



Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D

Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.

22/10/2024


Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.

22/10/2024


Arburg e Aimplas se unem em projeto de pesquisa para a área médica

A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.

29/10/2024