A Materialise, empresa belga que desenvolve soluções para impressão 3D, projetou um componente que, adaptado a maçanetas, permite a abertura de portas sem o uso das mãos, usando-se apenas o braço. A empresa está oferecendo o projeto para download gratuito e solicitando à comunidade global de impressão 3D que imprima o componente e o disponibilize em todo o mundo, tendo em vista que os cuidados para prevenir a contaminação por coronavírus farão parte de nossas vidas por um bom tempo ainda.

O abridor impresso em 3D pode ser conectado às maçanetas existentes e possui uma extensão em forma de remo que permite que as pessoas abram e fechem portas sem tocar nas maçanetas, ajudando assim a reduzir a propagação do vírus.

apoio para abrir portas impresso em 3D da Materialise
 

O abridor de porta “mãos-livres” (hands free) pode ser instalado sem necessidade de furação ou substituição da maçaneta já existente. O primeiro modelo pode ser anexado a alças cilíndricas, mas a Materialise planeja introduzir projetos adicionais usando diferentes tecnologias de impressão 3D, conforme necessário, em resposta à disseminação do coronavírus.

A ideia da maçaneta da porta impressa em 3D surgiu em uma reunião interna para definir medidas para proteger funcionários e visitantes da empresa. Logo ficou claro que mais pessoas poderiam se beneficiar do projeto e a empresa decidiu disponibilizá-lo gratuitamente em https://www.materialise.com/en/hands-free-door-opener. Qualquer pessoa com acesso a uma impressora 3D pode baixá-lo e imprimi-lo em questão de horas.

 

Foto:Materialise


#impressão3D-covid19



Mais Notícias PI



Aumenta a procura por geradores de energia para o chão de fábrica

Planejamento e reserva de recursos para implantação de geradores de energia elétrica em parques fabris estão entre as estratégias para enfrentar a crise hídrica e o aumento de tarifas.

24/08/2021


Comércio digital movimenta novos negócios no ramo de EPS

Embalagens feitas em poliestireno expandido passaram a ser muito consumidas por fornecedores de bebidas e de artigos frágeis, como louças e cristais, que vendem seus produtos por meio de e-commerce.

17/08/2021


Mercado em alta para filmes de PP

Consultoria britânica divulga estudo que constata o aumento do interesse por filmes de PP processados por coextrusão plana (cast). Entre os atrativos do material estão resistência e facilidade de reciclagem.

17/08/2021