A alemã Basf, com filial em São Bernardo do Campo (SP), desenvolveu a poliamida (PA 6) Ultramid B3PG6 BK23238, um grade que possui propriedades de alta resistência térmica e que é recomendado para a fabricação de autopeças.

Basf lança novo polímero resistente ao calor

 

Entre as características do novo polímero estão alta estabilidade térmica sob condições de temperatura de até 190 °C, o que também contribui para a inibição de corrosão galvânica que eventualmente possa ocorrer em componentes elétricos presentes em motores de veículos e/ou em seus sistemas de transmissão, por exemplo.

 

De acordo com Andreas Stockheim, gerente de marketing do segmento de Powertrain and Chassis que atua na divisão de Materiais de Performance da BASF, isso é possível devido à estabilização sem halogênio e metal demonstrada pelo material (teor de halogênio: <50 ppm).

 

Além disso, o polímero conta com carga de 30% de fibras de vidro, o que lhe permite ter bom desempenho no que diz respeito ao envelhecimento térmico, à vibração e aos efeitos de processos de união de materiais, tais como a solda a gás quente.

 

“Alguns clientes procuravam um material padrão PA 6 que atendesse aos requisitos de temperatura de até 190 °C. Além disso, a estabilização do calor sem metal é solicitada com frequência a fim de proteger componentes eletrônicos sensíveis que integram várias tecnologias de motores contra a corrosão galvânica, e assim evitar possíveis falhas”, complementou o executivo.

 

Ainda segundo ele, a nova poliamida é indicada para aplicações que abranjam a produção de componentes para motores de combustão interna ou elétricos, assim como para tanques de combustível ou peças para veículos híbridos.


 

Mais informações podem ser obtidas aqui. A oferta de plásticos de engenharia e de aditivos e cargas no Brasil pode ser consultada em nossos guias, os quais trazem ainda dados sobre equipamentos e serviços voltados para esta área.


 

 

Imagem: Exemplos de aplicação de uma nova poliamida com alta resistência térmica desenvolvida pela Basf.

 

Conteúdo relacionado:

Novo material polimérico para fabricação de peças leves

Compostos para injeção ultrarresistentes

 

#Basf #IndústriaAutomobilística #Poliamida #Plástico



Mais Notícias PI



Compensação ambiental para embalagens de margarina

Por meio de certificação, a linha de margarina Qualy, do grupo BRF, fará a compensação ambiental de todas as embalagens e potes de PP utilizados para acondicionar seu produto.

24/09/2021


EPS e sustentabilidade: o que precisamos saber?

Fatores importantes sobre a reciclagem do poliestireno expandido (EPS) e as possíveis aplicações desse material, também conhecido como “isopor”, na construção civil e em outros segmentos.

24/09/2021


Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul

Será lançada nesta quinta-feira uma campanha socioambiental que abrange descarte correto e reciclagem de copos plásticos.

23/09/2021