Seguem abertas as inscrições para os cursos on-line “Cristalização de polímeros – princípios gerais e efeitos práticos” e “Biomateriais poliméricos e medicina regenerativa”, que estão sendo promovidos pela ABPol – Associação Brasileira de polímeros. 


Entre os dias 13 e 15 de junho de 2023 o professor e engenheiro de materiais Marcelo Silveira Rabello, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai ministrar o curso sobre cristalização de polímeros. O conteúdo programático será dividido em tópicos sobre a parte estrutural/morfológica desses materiais, o desenvolvimento de matérias-primas e a fabricação de produtos. Também serão abordados os conceitos dos polímeros, seleção e aplicação de materiais, bem como serão feitas análises sobre falha em serviço e situações recorrentes em processos produtivos.


Estão programadas aulas sobre o desenvolvimento de materiais poliméricos e sua aplicabilidade prática na indústria de transformação, a natureza macromolecular dos polímeros e suas estruturas básicas. Este curso terá três blocos diários, cada um com duração de três horas. Será realizado das 9 às 12h.

 


Nos dias 19, 20 e 22 e 22 de junho a professora Eliana Ap. de Rezende Duek, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS), vai ministrar o curso sobre biomateriais poliméricos. Na primeira parte deste treinamento será feita uma introdução aos biomateriais, que será seguida por explicações a respeito das aplicações que envolvem o uso de biomateriais poliméricos.

 

A grade curricular também será composta por aulas sobre polímeros bioabsorvíveis, em que serão abordados temas como a síntese e caracterização desses materiais. A degradação de polímeros absorvíveis versus a sua aplicação também será um dos assuntos debatidos, assim como a manufatura aditiva (impressão 3D) usando biomateriais, engenharia tecidual, entre outros. Este curso também terá três blocos diários, mas a duração de cada um deles será de duas horas. Será realizado das 18h30 às 20h30.


As inscrições para os respectivos cursos podem ser feitas pelo site da ABPol.


 

Imagens: Marcelo Silveira Rabello e Eliana Ap. de Rezende Duek/ABPol/Divulgação, Freepik.


 

Leia também:

 

Bioplásticos de algas marinhas já são realidade no Brasil

 

Plásticos Karina lança linha de biopolímeros compostáveis

 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

#ABPol #CursosOnline #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Injetora híbrida com força de 1.800 kN

Arburg vai expor injetora híbrida e com menor consumo de energia.

23/07/2024


Fabricante de embalagens se prepara para possível nova seca em Manaus

Antevendo desafios logísticos, a Extrusa Pack vai estocar matéria-prima em suas unidades na região Sudeste e é parceira na implantação de um posto de distribuição no AM.

23/07/2024


Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024