Tendo em vista a missão mundial de reduzir as emissões de carbono e atingir melhores índices no que se refere à mobilidade sustentável, o Instituto Tecnológico del Plástico (Aimplas) – sediado na Espanha – coordena e administra um projeto que tem permitido desenvolver novas tecnologias e soluções de design eficiente para a redução do peso dos veículos.

 

Um novo projeto, chamado Recotrans, conta com o apoio de 13 parceiros de sete países e se baseia na concepção de novos compósitos termoplásticos desenvolvidos por meio da integração de microondas e soldagem a laser. Os pesquisadores obtiveram redução de custos e de consumo de energia elétrica na fabricação de três protótipos, além de confirmarem a viabilidade de reciclagem e processamento do material resultante.

 

O processo utilizando microondas pode ser usado para otimizar a cura de compósitos em moldagem por transferência de resina (RTM) e pultrusão, o que reduz o consumo de energia, encurta o tempo de fabricação e ajuda a produzir peças de melhor qualidade, ainda segundo o Aimplas. Durante o decorrer do projeto também foi demonstrado que a tecnologia a laser pode ser utilizada para obter juntas estáveis entre o material compósito e o metal, tornando possível dispensar juntas rebitadas, que aumentam o peso estrutural. Por fim, foram realizados estudos sobre a reciclabilidade do compósito termoplástico, utilizando-o para a fabricação de uma nova peça.

 

 

Como protótipos, foram desenvolvidos três componentes: uma peça de demonstração do sistema de suspensão traseira de uma cabine de caminhão, fabricada usando microondas no processo de RTM para dar origem a um compósito termoplástico com fibra de vidro, resina acrílica termoplástica e uma junta entre metal e compósito, feita por soldagem a laser; um painel de porta automotiva integrando microondas no processo c-RTM criando um compósito termoplástico à base de resina acrílica termoplástica reforçada com fibra de carbono; e um painel interno para a indústria ferroviária utilizando microondas junto com o processo de pultrusão para a confecção de compósitos também à base de resina acrílica termoplástica reforçada com fibras de vidro. A junção entre os compósitos e as peças metálicas foi realizada por meio da soldagem a laser.

 

Mais adiante, a reciclabilidade dos materiais foi validada por meio da fabricação de uma amostra de uma maçaneta de porta de carro feita com 50% de material reciclado, proveniente do projeto. Com seu término previsto para este ano, o instituto espera que o Recotrans possa ser aplicado em breve, tanto na indústria automotiva quanto em outros setores.

 

(Fotos: Aimplas)

#compositotermoplastico #materialcomposito #reciclagem

 

Conteúdo relacionado:

Mais de 100 empresas brasileiras assinam compromisso de combate às mudanças climáticas

Reciclagem levada em conta já na concepção do produto



Mais Notícias PI



Compósitos termoplásticos podem substituir componentes metálicos de baterias

O instituto espanhol Aimplas está desenvolvendo novos processos de transformação de compósitos termoplásticos que visam substituir a carcaça metálica das baterias de veículos elétricos.

20/01/2022


Molduras de EPS para acabamento de muros e fachadas

Peças indicadas para obra limpa são produzidas com poliestireno expandido e recebem revestimento de elastômero.

07/12/2021


Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021