O combate à Covid-19 está estimulando empresas brasileiras que atuam em áreas relacionadas ao ramo de plásticos a criarem produtos voltados para o tratamento de doenças respiratórias.

 

Roboris desenvolve capacete bolha que protege equipes médicas de infecções

 

Inspirada em trabalhos realizados na Itália e nos Estados Unidos, a Roboris, sediada em São Paulo (SP), desenvolveu a Bolha de respiração individual controlada (Bric), um invólucro fabricado em plástico transparente flexível resistente a rasgos e equipado com válvulas que permitem o seu acoplamento a sistemas de fornecimento de oxigênio não invasivos, além de sondas.

 

O design do modelo é semelhante ao de capacetes de mergulho também conhecidos como escafandros; sua altura é de 380 mm e a largura é de 350 mm. Ele é configurado com quatro válvulas de conexão que possibilitam a sua ligação a tubulações, por exemplo, bem como com uma válvula de acesso lateral e suporte cervical com sistema de vedação. Entre os materiais usados na sua confecção estão termoplásticos e elastômeros com propriedades bactericidas, antifúngicas e de resistência à radiação UV.

 

O engenheiro Guilherme de Souza, presidente da companhia, disse que o volume de produção mensal de Brics poderá chegar a cinco mil unidades e que há interesse em estabelecer parcerias com empresas e instituições do ramo de plásticos. “Além de serem 100% nacionais e produzidos por meio de processos já conhecidos, os capacetes proporcionam um ambiente seguro tanto para pacientes quanto profissionais da área da saúde. Visando à obtenção de melhorias, estamos abertos a novos parceiros que possam contribuir para o combate a essa doença”, concluiu.

 

Os capacetes foram lançados com a marca Life Tech Engenharia e propostas referentes à formação de consórcios podem ser enviadas para o e-mail contato@lifetecheng.com.br.

 

Foto: Life Tech Engenharia

 

Conteúdo relacionado:

Máscara antimicrobiana de TPE é desenvolvida no Brasil

Máscaras ultrafinas de grafeno estão em desenvolvimento no Brasil

 

#Roborisdobrasil #Lifetechengenharia #BRIC #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Futuro da moldagem por injeção será tema de evento online gratuito

Acontece em julho um webinar sobre moldagem por injeção, uma prévia de um simpósio presencial que será realizado em Campinas (SP) em setembro.

14/07/2026


Tecnologia integra injeção e revestimento em ciclo único

Processo demonstrado na Itália combina a sobreinjeção de termoplásticos e a aplicação de um filme de PU diretamente no molde. A tecnologia dispensa linhas posteriores de pintura e é indicada para a produção de peças automotivas com acabamento classe A.

14/07/2026


Acordo simplifica programação de robôs para indústrias

A ENCY Software e a Stäubli Robotics firmaram parceria para tornar a programação de robôs mais intuitiva, rápida e acessível.

14/07/2026