A Clariant, em parceria com a Borealis e o instituto SINTEF, realizou uma demonstração em escala-piloto na Noruega da tecnologia de catalisadores HDMax, os quais podem realizar a conversão completa de óleo de pirólise, proveniente de resíduos plásticos, em matéria-prima com nível de pureza de grau cracker, de forma simplificada.

O processo de hidrotratamento avançado é feito em um reator de camada múltipla única. Diferentemente de abordagens convencionais, em que são requeridos de três a quatro reatores, a tecnologia HDMax realiza em uma só etapa a saturação de dienos (sem formação de gomas) e a remoção de contaminantes como, por exemplo, oxigenados, nitrogenados e halogenados. Essa simplificação reduz gastos, a complexidade operacional e o consumo energético das unidades de reciclagem química.

 

Além do hidrotratamento, as partes envolvidas integraram ao processo o catalisador Hydex para o hidrocraqueamento, permitindo a produção de frações de hidrocarbonetos semelhantes à nafta. A Clariant forneceu o design dos catalisadores e a Borealis definiu os parâmetros de qualidade para sua linha de polímeros circulares Borcycle C, enquanto o SINTEF validou a eficiência do processo em suas instalações de última geração.


O projeto tem como objetivo viabilizar a economia circular de poliolefinas ao converter quimicamente resíduos de difícil reciclagem em materiais de alta pureza com propriedades equivalentes às de poliolefinas virgens.

 

 

Imagem: Divulgação.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Continue por dentro das notícias do setor de plásticos:

 

Indústria de autopeças adere ao uso de compostos com carga de madeira

 

Parceria industrial transforma tampas em brinquedos para ação social



Mais Notícias PI



Embalagens flexíveis monomaterial chegam ao mercado

O Grupo Mega Goglio com sede na Itália e subsidiária no Rio Grande do Sul lançou novas embalagens flexíveis para pet food em um evento internacional.

03/11/2026


Produção de PVC no Brasil. Novo estudo propõe agenda estratégica.

O estudo “Panorama do complexo químico brasileiro e agenda estratégica”, que traz um diagnóstico abrangendo o setor de poli(cloreto de vinila) (PVC), foi lançado pelo Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IDQ).

03/11/2026


Polímeros avançam na indústria de dispositivos médicos

Desenvolvimentos para o setor hospitalar incluem resinas para guias cirúrgicas com redução de até 70% de peso, compostos biocompatíveis para implantes e polímeros resistentes à esterilização a vapor.

03/11/2026