Adalberto Rezende, da redação
Os profissionais do setor de transformação de plásticos poderão contar com uma extensa programação de cursos que serão realizados presencialmente ou em ambiente virtual no decorrer de 2023.
Os treinamentos, que se dividem em temas como preparação e operação de injetoras, processamento de plásticos, fabricação de embalagens, tais como filmes biodegradáveis, gestão de empresas, entre outros, estão sendo promovidos por diversas instituições espalhadas pelo Brasil. Confira quais são esses cursos e saiba como participar a seguir.
No dia 4 de fevereiro terão início os cursos “Preparador técnico de máquinas injetoras”, “Operador técnico de máquinas injetoras” e “Analista técnico do processo de injeção”, que serão realizados em formato presencial na Escola LF (São Paulo, SP). Neles serão abordados temas como otimização e redução de tempos de processo e do setup, elaboração e análise de fichas técnicas e tryout, análise dos principais defeitos de peças plásticas injetadas, o comportamento das resinas nas máquinas, os principais tipos de moldes de injeção e os cuidados que devem ser tomados, assim como as partes das injetoras e como elas funcionam.
Estão programados para acontecer em março, abril e maio, em formato on-line, os cursos “Tendências circulares em polímeros”, “Produção de filmes biodegradáveis, ativos e inteligentes” e “Degradação, estabilização e aditivação de polímeros”, respectivamente. Esses cursos estão sendo promovidos pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). Segundo informações da instituição, o primeiro deles será ministrado por Caio Gomide Otoni, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e o segundo será ministrado por Vilásia Guimarães Martins, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Já o terceiro curso será ministrado por Marco Aurelio De Paoli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Também está programado para acontecer em formato virtual, em abril, o curso “Química e tecnologia dos poliuretanos”, promovido pela Vilar Poliuretanos (Rio de Janeiro, RJ). Entre os tópicos abordados neste treinamento estão “poliuretanos moldados”, “aditivos para poliuretano”, “reagentes”, “espumas flexíveis e rígidas” e “revestimentos”.
Pós-graduação com inscrições abertas
O Senai Mario Amato (São Bernardo do Campo, SP) e o Senai Roberto Simonsen (São Paulo, SP) seguem com inscrições abertas para seus cursos presenciais da categoria Pós-Graduação, os quais se dividem em Engenharia de polímeros, Engenharia de embalagens, Mecatrônica com projetos ciberfísicos aplicados na indústria 4.0 e Gestão da manutenção 4.0.
A grade curricular dos cursos que acontecerão na unidade do Grande ABC, cada qual seguindo a sua programação, será composta por disciplinas sobre ciência e tecnologia dos polímeros, tecnologia dos aditivos, concepção de moldes e matrizes, desenvolvimento de produtos plásticos, análise de falha, design e marketing de embalagens, gestão da qualidade na indústria de embalagens, assuntos regulatórios para embalagens, ensaios laboratoriais e tendências do setor de embalagens.
Já os cursos a serem ministrados na capital paulista abordarão temas como Internet das Coisas (IoT), sensores industriais, microcontroladores e microprocessadores em ambientes ciberfísicos, sistemas robóticos, visão computacional, projetos de software e de sistemas integrados à inteligência artificial, projetos de IoT na indústria 4.0 e eletrônica embarcada. De acordo com ambas as instituições, todos os cursos mencionados acima têm duração de 18 meses.
Gestão de pessoas
O Instituto Avançado do Plástico (IAP), situado em São Bernardo do Campo (SP), oferece o curso on-line “Melhorando a produtividade e aplicando os 8S”. Em material fornecido à imprensa, foi divulgado que este treinamento será voltado para temas como bem-estar das pessoas, prevenção de acidentes, melhoria da qualidade de produtos e serviços, aumento da produtividade, redução de custos e de estoques sobressalentes.
Os participantes deste e de outros cursos têm direito a apostilas técnicas e material complementar, assim como certificado de conclusão.
Mais informações sobre os próximos cursos do setor de plásticos podem ser obtidas aqui.
Imagens: Freepik
Leia também:
Ferramentarias brasileiras mais competitivas
Métodos de ensaio em linha para a supervisão da formulação de resinas
#Cursos #Treinamento #Polímeros #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
O SortX, desenvolvido pela Stradler em parceria com a empresa ambiental everwave, faz a triagem de resíduos próximos aos rios onde eles são coletados, impedindo que eles cheguem aos oceanos.
17/09/2024
Linha de talheres e canudos recém-lançada pela Strawplast foi fabricada com polímero do portfólio da ERT Bioplásticos.
17/09/2024
Uma parceria entre a Schneider Electric e GR3N levou ao desenvolvimento de um sistema automatizado de reciclagem química de poli(tereftalato de etileno) (PET).
17/09/2024