A editora Unicamp publicou o livro “Nanocompósitos Poliméricos – Síntese, caracterização e propriedades”, que tem como autores Filipe Vargas Ferreira, Ivanei Ferreira Pinheiro, Liliane Maria Ferrareso Lona, Lucia Helena Innocentini Mei e Marcos Mariano.

 

Materiais nanocompósitos poliméricos são tema central de livro publicado pela Editora Unicamp

O livro possui 152 páginas que trazem conteúdo sobre a estrutura e a caracterização de materiais nanocompósitos poliméricos reforçados, abordando, por exemplo, características de nanotubos feitos em grafeno, carbono e nanocristais de celulose. Também aborda a síntese desses tipos de materiais, bem como temas relacionados aos conceitos da cadeia de processamento de polímeros.

 

Há capítulos dedicados a discussões a respeito de técnicas usadas frequentemente na área de caracterização de cargas utilizadas como reforço. Neste sentido, os autores também tratam da influência do uso de nanocargas, chamadas de nanorreforços, nas propriedades reológicas e mecânicas dos nanocompósitos, entre outros assuntos.

 

O tema central do capítulo um é “Nanomateriais usados como reforços mecânicos”. Esta seção versa sobre os principais reforços usados em matrizes poliméricas e materiais à base de carbono (CNTs), abordando alguns métodos usados no processamento/produção desses materiais, tais como o processo de deposição química de vapor (CVD ou Chemical Vapor Deposition), o método de ablação a laser e descarga de arco elétrico.

 

Além disso, há capítulos nos quais são tratados os temas nanocompósitos poliméricos: princípios e características; polimerização in situ; influência da organização de cargas e a natureza polar-apolar; agregação de partículas, propagação de trincas e fissuras; Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM); equações fundamentais da reologia e cisalhamento oscilatório de baixa amplitude. Os autores dedicaram uma das seções da publicação a ensaios oscilatórios em duas dimensões.

 

A obra é recomendada a professores, pesquisadores, profissionais da cadeia de transformação de resinas termoplásticas e/ou de bioplásticos e de setores como o de engenharia de materiais, engenharia mecânica e química, além de estudantes. Escrita em português, pode ser adquirida em versão física, com acabamento de brochura, pelo preço sugerido de R$ 29,40, pelo site da editora.

 

 

Imagem: Editora Unicamp


 

 

Leia também:

 

Ciência e tecnologia de compósitos poliméricos

 

Plásticos para a área médica: o futuro deste setor

 

#Nanocompósitos #Polímeros #EditoraUnicamp #PI



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023