A Vioneo, fabricante europeia de plásticos livres de matéria-prima de origem fóssil, anunciou a contratação do grupo ECI para a implantação da sua primeira unidade de produção de polietileno de baixa densidade (PEBD) a partir de metanol verde certificado.

 

A planta será alimentada com energia renovável e utilizará tecnologia de autoclave de propriedade do Grupo ECI para a conversão de metanol verde – obtido de CO₂ biogênico oriundo de resíduos agrícolas e florestais – em PEBD de alto desempenho, rastreável e com certificado ISCC PLUS. A capacidade anual será de 110.000 toneladas de PEBD livre de insumos fósseis. A resina será destinada a aplicações críticas nos segmentos médico, automotivo, de embalagens e bens de consumo.

 

O empreendimento é apoiado pela A.P. Moller, empresa dinamarquesa de logística que controla a Maersk, e será realizado em parceria técnica a Repsol, que contribuirá com conhecimento técnico e comercial adquirido em mais de 55 anos de produção de polímeros em seus complexos na Espanha e Portugal, incluindo PEBD e EVA.

 

 

Saiba mais sobre plásticos de origem renovável lendo a seção Bioplásticos do portal da Plástico Industrial.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Vioneo

 

 

Leia também:

 

Lixo orgânico é matéria-prima para a produção de plásticos

 

Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

 



Mais Notícias PI



Bioplásticos serão tema de curso on-line

O Conselho Regional de Química IV Região (SP) segue com inscrições abertas para um curso sobre bioplásticos que acontece em novembro.

28/10/2025


Algas marinhas e grafeno na composição de um novo material plástico

Doutoranda da Universidade de Caxias do Sul (RS) desenvolveu um material plástico biodegradável composto por algas marinhas e grafeno.

23/09/2025


Plástico de base biológica é usado em embalagem para spray nasal

A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.

12/08/2025