Por Adalberto Rezende, da redação da PI

 

A companhia de origem francesa Dassault Systèmes, com escritório regional em São Paulo (SP), divulgou recentemente que a sua plataforma virtual colaborativa 3DExperience poderá ser utilizada gratuitamente por empresas do ramo de plásticos que pretendem usar recursos digitais em seus processos produtivos como, por exemplo, customizando peças que serão fabricadas por manufatura aditiva (impressão 3D).

 

Empresa passou a disponibilizar acesso gratuito à plataforma digital que conta com recursos para modelagem de peças plásticas

O objetivo disso é possibilitar que a indústria de transformação de resinas faça testes com softwares e ferramentas digitais, bem como tenha acesso a ambientes para o compartilhamento de informações em tempo real, o que pode contribuir para a otimização de suas operações, e promover a implantação de manufatura inteligente no chão de fábrica. Para isso, os interessados devem realizar um cadastro.

 

Segundo Thiago Amorim e Felipe Oliveira, consultores de processos industriais da companhia, os profissionais que já possuem a licença para a utilização dos softwares da série Solidworks também podem solicitar informações sobre o acesso gratuito à plataforma, assim como a respeito da atualização de recursos, entre outros. 

 

No ambiente virtual poderão ser utilizadas ferramentas para o envio de e-mails, criação de espaços para comunicação entre departamentos, páginas para postagem de informações, compartilhamento de painéis de trabalho (dashboards), combinação de ferramentas e controle de acesso a dados de projetos. De acordo com informações da Dassault Systèmes, a plataforma virtual poderá ser acessada por meio de smartphones e/ou tablets, o que envolve o uso de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente.

 

Um dos primeiros passos para testar a plataforma é o envio de um e-mail profissional para o time de suporte da companhia, além de fornecer outras informações que serão requeridas nas respectivas etapas para a realização do cadastro.

 

As empresas interessadas podem se cadastrar pelo link: https://discover.solidworks.com/pt-br/whether-installed-on-your-computer-or-directly-in-the-cloud-start-using-3dexperience-works-design-solutions-right-now

 

 

Imagem: Exemplo de modelamento de peça plástica na plataforma 3DExperience, desenvolvida pela Dassault Systèmes.

 

 

Leia também:

 

Automação modular para termoformadoras e projeto de apoio à reciclagem

 

Novas impressoras 3D industriais

 

#DassaultSystèmes #PlataformaDigital #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Alta resistência. PVDF com fibra de carbono para impressão 3D.

Material disponível globalmente é destinado a processos de manufatura aditiva que usam insumo em grânulos.

04/06/2024


3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023