O Instituto Avançado do Plástico (IAP) (São Bernardo do Campo, SP) abriu inscrições para um curso chamado “Programa de prevenção de riscos e acidentes em máquinas injetoras”.
Este treinamento será realizado em formato on-line e é recomendado para operadores de máquinas e/ou equipamentos para a transformação de resinas, engenheiros, tecnólogos, supervisores, além de outros profissionais que atuam no chão de fábrica.

As aulas serão divididas em sessões sobre o funcionamento de máquinas injetoras e os conceitos que fundamentam a regulamentação de segurança em trabalhos que envolvem o uso de maquinário deste tipo, assim como legislação, normas técnicas e direitos e deveres de equipes no que tange à realização de trabalhos seguros em parques fabris.
De acordo com a instituição, o conteúdo programado para o curso também inclui a detecção de riscos em operações feitas em máquinas injetoras, tais quais troca de moldes e manutenção, áreas dos equipamentos que representam perigo, definições e terminologias estabelecidas para este setor e regulagem de dispositivos de segurança das máquinas.
A grade curricular será composta ainda por disciplinas sobre o uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC), noções básicas de medidas preventivas, adoção de procedimentos de verificação em períodos de troca de ferramental e/ou de turnos de trabalho e demonstrações práticas.
Os participantes receberão material didático e contarão com suporte técnico, e receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4356-1883.
Imagem: IAP
Outros cursos do setor:
Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA
Transformação digital será tema de curso no Insper
#IAP #Injetoras #Segurança #PI
Mais Notícias PI
A BASF passou a comercializar um novo aditivo que, se combinado com outros agentes, aumenta a durabilidade de plásticos que serão expostos à luz solar.
21/10/2025
Os componentes foram substituídos por um diafragma que controla o fluxo de material fundido.
23/10/2025
Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.
21/10/2025