Um quadro de bicicleta fabricado com plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono, o qual pesa 3,3 kg e não possui soldas, foi desenvolvido em parceria pelas empresas alemãs Igus e a Advanced Bikes, fabricante de bicicletas elétricas.

 

O quadro foi fabricado por injeção e consiste em uma peça única. Isso proporciona vantagens no que se refere à resistência a fraturas, as quais podem ocorrer em juntas soldadas de quadros fabricados com materiais convencionais, principalmente em se tratando de bicicletas utilizadas em competições esportivas. Neste caso, torções às quais o quadro é submetido, além de vibrações transmitidas a partir do impacto das rodas com o solo, levam ao desgaste de juntas soldadas.

 

 

Neste projeto também foi considerado o reuso dos materiais que compõem o novo quadro quando este chegar ao fim de sua vida útil. Assim, a ideia é que o quadro não seja descartado em cemitérios de bicicletas ou aterros, por exemplo, e sim seja triturado e convertido em resinas recicladas para a fabricação de outros componentes para bicicletas elétricas.
 

 

Novo quadro de bicicleta elétrica fabricado com plásticos reciclados e fibras de carbono. Imagem: Igus

 

Jan Philipp Hollmann, diretor de componentes para bicicletas da Igus, comentou que o quadro é parte integrante da bicicleta elétrica Reco Urban, indicada para ciclistas que queiram percorrer trilhas e estradas de terra, e também recomendada para o uso em centros urbanos. “O objetivo da Advanced Bikes era produzir um quadro feito 100% de materiais compostos e moldado por injeção. Como desenvolvemos e produzimos componentes como rolamentos lisos, terminais de rótula, engrenagens e rolamentos esféricos para o setor de bicicletas há mais de 30 anos, aceitamos imediatamente o desafio de apoiar a Advanced no projeto do quadro da bicicleta e assumir o desenvolvimento, a fabricação de ferramental e a produção”.

 

Helge von Fugler, fundador e diretor administrativo da Advanced Bikes, comentou sobre os objetivos que permeiam este projeto: “No futuro, também queremos desenvolver outros componentes recicláveis para bicicletas como bagageiros, aros, guidões e espigões de selim, fabricados por injeção. Essa é a única maneira de tornar uma bicicleta elétrica totalmente reciclável uma realidade".

 

Helge von Fugler, da Advanced Bikes, à esquerda, e Jan Philipp Hollmann, da Igus. Imagem: Igus

 

O ferramental de injeção usado para a fabricação do novo quadro foi desenvolvido pela Igus e possui vários componentes que foram concebidos de maneira a permitir que o quadro fosse moldado em uma única peça.

 

Além disso, as partes envolvidas no projeto salientaram que o quadro de plástico reciclado, diferentemente de seus equivalentes fabricados com materiais convencionais, pode ser submetido à lavagem e pode ser submerso – em situações que requeiram a passagem por riachos rasos, em competições de mountain bike, por exemplo –, já que o material composto não oxida.  

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Temas relacionados:

 

Medição do teor de agente estabilizante em plásticos reciclados durante a formulação

 

A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

 

#Igus #AdvancedBikes #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Europa conclui a norma para classificação de reciclados

Versão atualizada da norma contribui para a o avanço da economia circular no setor de plásticos e pode ser modelo para uma iniciativa brasileira.

18/11/2025


Limpeza com solventes é incorporada à reciclagem mecânica

Remoção de contaminantes é o ponto forte do processo de reciclagem apresentado pela Lindner durante a feira K , em parceria com a Procter & Gamble.

11/11/2025


Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025