No livro Metaprojeto - o design do design, da editora Blucher, o designer Dijon de Moraes propõe uma teoria para o projeto de produtos que vai além de aspectos estéticos e funcionais para abarcar diretrizes como sustentabilidade, identidade cultural e valores subjetivos. Eles compõem uma “plataforma de conhecimentos” da qual o profissional da concepção de produtos precisa se apoderar para responder às atuais expectativas de consumidores e da sociedade em geral.
Muito resumidamente, esta seria a base do “metaprojeto” que, nas palavras do autor, “transcende o ato projetual” e consiste em uma reflexão crítica que leva em conta fatores produtivos, tecnológicos, mercadológicos, materiais, ambientais, sócio-culturais e estético-formais.
Nas análises descritas na obra são abordados aspectos como sustentabilidade socioambiental, influências socioculturais, tecnologia produtiva e materiais, tópico em que se destacam os materiais poliméricos, tanto termoplásticos quanto termorrígidos, além das fibras sintéticas.
Com base na experiência acadêmica, são relatados casos de aplicação prática do conceito de metaprojeto em produtos como CD-box, abridor de garrafas e tênis, cujos estudos são feitos à luz da teoria proposta pelo autor. São avaliados aspectos que vão desde a origem e o impacto dos materiais utilizados, seus processos produtivos, fatores ergonômicos, mercadológicos até o posicionamento da marca e influências socioculturais.
Ao longo das 228 páginas da obra são tratados assuntos como a complexidade do design de produtos, incluindo a mudança de cenário ocorrida nos últimos anos; uma reflexão sobre o papel da metodologia; o conceito de metaprojeto e a sua análise por tópicos e, por fim, a sua aplicação prática.
O livro está disponível para venda em plataformas como Amazon e Mercado Livre, ao preço sugerido de R$ 93,98.
________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Leia também:
Mais Notícias PI
Fabricante de sistemas de medição, inspeção e controle da extrusão de tubos, a Sikora vai exibir os novos recursos de seus equipamentos na K, e reserva uma experiência interativa para os visitantes.
15/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025
Novo levantamento apontou que os transformadores de plásticos por injeção investiram mais em células robotizadas para produção no chão de fábrica. Elas são utilizadas na execução de tarefas como, por exemplo, sobre-injeção de materiais e insertos, além de soldagem por ultrassom.
14/07/2025