A MEAF Machines (Holanda) vai apresentar duas novas séries de máquinas baseadas em sua tecnologia patenteada Xtender, projetadas para otimizar o processamento de materiais reciclados. O modelo MDX-IV, cujo protótipo estará em exibição, atua no aumento da viscosidade intrínseca (VI) e na descontaminação do material poli(tereftalato de etileno) reciclado (rPET), sendo indicada para setores como embalagens, reciclagem e produção de filmes e chapas.


A MDX-IV converte o rPET de baixa VI em um material de melhor qualidade, o que atende às metas da União Europeia constantes do Regulamento de Embalagens e Resíduos (PPWR), que exige até 2030 o mínimo de 30% de conteúdo reciclado em embalagens PET.

 

Outro destaque da MEAF será a máquina MDX-DEO, dedicada à descontaminação e desodorização de termoplásticos reciclados como PP, PE e PS, atendendo mercados restritos por exigências relacionadas a odores e compostos voláteis, tais como revestimentos para carpetes e interior automotivo. A máquina amplia a possibilidade de uso de fluxos de materiais reciclados de qualidade inferior, promovendo maior flexibilidade na reciclagem e atendendo segmentos que ainda enfrentam limitações na incorporação de conteúdo reciclado.

 

Essas soluções são essenciais para produtores que enfrentam o desafio de manter a qualidade dos produtos reciclados, ao mesmo tempo em que atendem políticas públicas rigorosas e a crescente pressão por sustentabilidade ambiental nos processos industriais.

 

As máquinas MDX-IV e MDX-DEO podem ser instaladas em extrusoras de rosca simples e dupla e estarão disponíveis para clientes em todo o mundo a partir do quarto trimestre deste ano.

 

Na K2025, a MEAF estará disponível no Pavilhão 17, Estande A22. Os desafios da indústria de plásticos em cena na K estão entre os temas abordados no hub de informações sobre a feira no nosso portal. 

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: MEAF

 

 

Leia também:

 

Resiban e eureciclo intensificam comercialização de plásticos reciclados


 

Reciclagem de espuma de PU é viável e será apresentada na K 2025

 



Mais Notícias PI



Molde, máquina e automação. Pacote completo será oferecido na K.

Empresa alemã vai divulgar na K o fornecimento de instalações completas para a moldagem por injeção, incluindo máquina injetora, molde e sistema de automação.

19/08/2025


Injetora elétrica vai processar espumas de material pós-consumo

A Engel vai demonstrar na feira K a fabricação de peças para a construção civil feitas de espuma de material reciclado.

12/08/2025


Injetoras conectadas em demonstração

A fabricante japonesa Shibaura fará demonstrações na K do processo de injeção com sistemas integrados e utilizando plástico reciclado.

05/08/2025