Um novo estudo divulgado pela consultoria alemã de mercado Ceresana concluiu que a demanda global por concentrados de cor e aditivos (masterbatches) para plásticos deverá saltar para 5,5 milhões de toneladas em 2031, contra cerca de 4,8 milhões esperadas para 2022. Trata-se da terceira edição revisada do estudo, que apurou também que os pigmentos brancos compõem os masterbatches mais utilizados: em 2021, cerca de 1,4 milhão de toneladas foram vendidas em todo o mundo.

 

A indústria de plásticos utiliza principalmente o pigmento branco dióxido de titânio (TiO2) para colorir brinquedos, eletrodomésticos, peças automotivas, móveis e filmes plásticos, por exemplo, mas também para protegê-los contra a radiação UV. O dióxido de titânio é seguido no ranking de consumo por masterbatches de cores que incluem pigmentos inorgânicos e orgânicos, bem como pigmentos de efeito. O negro de fumo industrial é geralmente usado para conferir a cor preta aos plásticos, especialmente em aplicações técnicas, devido à resistência ao desbotamento.

 

Embalagens como aplicação principal

 

De acordo com o estudo, as áreas de aplicação mais importantes dos masterbatches em materiais plásticos são embalagens, produtos de construção, transporte, eletroeletrônicos e outros bens industriais. O mercado com nível de vendas mais elevado em 2021 foi o de embalagens, respondendo por 36% da demanda total. Em segundo lugar, por uma margem considerável, foi a indústria da construção. A categoria "packaging" inclui todos os masterbatches para embalagens plásticas flexíveis, tais como filmes, sacolas e sacaria, e para embalagens rígidas, como potes de iogurte, latas, garrafas e tampas.

 

Recortes regionais e por categoria

 

O Capítulo 1 do estudo fornece uma análise abrangente do mercado mundial de masterbatches plásticos, incluindo as previsões até 2031 sobre a evolução da demanda (em toneladas) e da receita (em dólares e euros) apresentada conforme cada região do globo, e separadamente para as categorias masterbatches brancos, pretos, de cores e de aditivos. Áreas de aplicação também são avaliadas individualmente: embalagens, construção; transporte; transporte; elétrica e eletrônica; produtos industriais e demais aplicações.

No Capítulo 2, os mercados de 16 países mais importantes são examinados individualmente, detalhando-se a demanda específica de cada um deles, suas receitas e também as áreas de aplicação individuais em alta.

 

Mais informações sobre o novo estudo de mercado Masterbatches 3ª edição podem ser obtidas aqui.


 

Foto: Ceresana


 

Conteúdo relacionado:

 

Crescimento em grande escala no horizonte dos bioplásticos

 

Aumenta a demanda por resinas recicladas e empresas investem em novos equipamentos


 

#masterbatches

#Ceresana



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024