Um acordo estabelecido entre as empresas Unilever, Ecological e Aptar Beauty + Home levou à fabricação em escala industrial de tampas plásticas que contêm 100% de polipropileno biorientado (BOPP) reciclado em sua composição (exemplo mostrado na imagem).

 

Plástico reciclado proveniente de embalagens flexíveis é transformado em tampas para embalagens de cosméticos

Os polímeros usados na fabricação das tampas provêm da reciclagem de embalagens flexíveis do tipo pouch e sachê, que antes foram usadas, segundo informações fornecidas à imprensa, para o acondicionamento de molhos e de outros alimentos.

 

A parceria entre as companhias está promovendo no Brasil a reciclagem de embalagens flexíveis, as quais são coletadas e encaminhadas para lavagem seguida de moagem, passando por um processo de extração de gases e em seguida sendo convertidas em pellets.

 

A partir daí, as resinas recicladas são transformadas em tampas que estão sendo usadas em embalagens projetadas para acondicionar produtos de uma linha de cosméticos. Ainda de acordo com as companhias envolvidas no projeto, é muito provável que as resinas recicladas passem a ser utilizadas na fabricação de embalagens para o acondicionamento de outros produtos.

 

A operação se encontra em sua fase inicial e o volume de resinas recicladas obtidas a partir do reaproveitamento de embalagens flexíveis pós-consumo atualmente é de 1.200 toneladas. Zita Oliveira, gerente de sustentabilidade da Unilever para a América Latina, comentou mais sobre as premissas deste trabalho: “O destino do plástico flexível, aquele usado nos pouches de molhos de tomate, sachês e afins, sempre foi uma preocupação quando pensamos na economia circular. Ele tem sido enviado para aterros há muito tempo, e agora começamos a mudar essa realidade”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4450-7800. 

 

 

Imagens: Unilever/Divulgação

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Aumenta a demanda por resinas recicladas e empresas investem em novos equipamentos

 

Reciclados em pauta para os fabricantes de injetoras

 

#AptarBeauty+Home #Unilever #Ecological #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024