A Editora Blucher lançou recentemente o livro intitulado Economia circular, sistemas locais de produção e ecoparques industriais: princípios, modelos e casos (aplicações), idealizado por uma rede de cooperação geminada da Universidade de São Paulo (USP), e liderado pelo Prof. João Amato, com vasta experiência em engenharia de produção e autor desta edição.

 

A obra, que contou com o apoio do CNPq, contribui com reflexões e modelos próprios na busca de soluções para o paradigma da produção sustentável, baseando-se em sistemas de produção de ciclo fechado e na economia circular. Este é o segundo livro da coleção Fundação Vanzolini, sendo o primeiro sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), lançado em 2020.

 

Entre os temas tratados no livro estão seções como: “o paradigma da produção sustentável no contexto da economia circular”, “sistemas locais de produção e o desenvolvimento sustentável”, “estudos sobre simbiose industrial”, “tipos de ecoparques industriais”, e ainda estudos de casos de ecoparques e parques industriais pelo mundo. Em seu apêndice constam ainda trechos com a temática sobre “o caso do SLP de petroquímicos-plásticos do ABC paulista” e “perfil da região e do setor petroquímico-plástico”.

 

No site da editora (www.blucher.com.br) é possível baixar uma amostra do material e visualizar algumas de suas páginas, como demonstração de seu conteúdo integral. O livro completo, com 204 páginas, pode ser adquirido por meio do mesmo site pelo preço sugerido de R$ 60,00.



Mais Notícias PI



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021


Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021