A Editora Blucher lançou recentemente o livro intitulado Economia circular, sistemas locais de produção e ecoparques industriais: princípios, modelos e casos (aplicações), idealizado por uma rede de cooperação geminada da Universidade de São Paulo (USP), e liderado pelo Prof. João Amato, com vasta experiência em engenharia de produção e autor desta edição.

 

A obra, que contou com o apoio do CNPq, contribui com reflexões e modelos próprios na busca de soluções para o paradigma da produção sustentável, baseando-se em sistemas de produção de ciclo fechado e na economia circular. Este é o segundo livro da coleção Fundação Vanzolini, sendo o primeiro sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), lançado em 2020.

 

Entre os temas tratados no livro estão seções como: “o paradigma da produção sustentável no contexto da economia circular”, “sistemas locais de produção e o desenvolvimento sustentável”, “estudos sobre simbiose industrial”, “tipos de ecoparques industriais”, e ainda estudos de casos de ecoparques e parques industriais pelo mundo. Em seu apêndice constam ainda trechos com a temática sobre “o caso do SLP de petroquímicos-plásticos do ABC paulista” e “perfil da região e do setor petroquímico-plástico”.

 

No site da editora (www.blucher.com.br) é possível baixar uma amostra do material e visualizar algumas de suas páginas, como demonstração de seu conteúdo integral. O livro completo, com 204 páginas, pode ser adquirido por meio do mesmo site pelo preço sugerido de R$ 60,00.



Mais Notícias PI



Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos de PVC

O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.

22/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.

22/04/2025


Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025