A Braskem, produtora de resinas plásticas com sede em São Paulo (SP), lançou uma nova metodologia própria de desenvolvimento para auxiliar clientes, brand owners e profissionais de design a solucionarem os desafios da economia circular em relação às embalagens plásticas, para que atinjam seus compromissos de sustentabilidade.

 

A ferramenta exclusiva foi desenvolvida para ser um serviço aberto de apoio à cadeia de valor, ampliando as entregas de embalagens para economia circular. A metodologia se baseia no conceito de design for environment (DfE), que propõe melhorar os indicadores de impacto ambiental das embalagens, originando um projeto que analise desde a escolha do formato e a composição do material até a definição de rotas de circularidade, engajamento do consumidor e solução de fim de vida do produto.

 

O objetivo é fazer com que essas embalagens acompanhem o modelo circular de economia e contribuam para impulsionar soluções de reúso, de refil e do processo de reciclagem, reduzindo impacto ambiental negativo e gerando valor para a cadeia como um todo. De acordo com a companhia, o diferencial da nova proposta criada é o emprego de um processo sistêmico e multidisciplinar focado no desafio de cada cliente, que passa por etapas pré-estabelecidas e definidas. São elas: mapa dos impactos (como o uso da ferramenta de análise de ciclo de vida, o ACV, e avaliação da jornada do produto, incluindo rotas de circularidade); pesquisa (para entendimento das tendências de consumo e comportamento social); conceituação (de aplicação geral); design; manufatura; e, por fim, lançamento do produto.

 

Uma vez que até 80% do impacto ambiental é definido na etapa do design, entendemos ser fundamental auxiliarmos nossos parceiros e clientes a criar soluções mais circulares que lhes ajudarão a alcançar suas metas de sustentabilidade estabelecidas para os próximos anos”, explicou Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo na Braskem.

 

Para conhecer mais sobre a metodologia para a criação de embalagens circulares da companhia, acesse o site aqui.


 

(Foto: Braskem)

#plastico #economiacircular #embalagemplastica



Mais Notícias PI



Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021


Proteções personalizadas de PU expandido para mercadorias

Novo sistema de embalagens consiste em uma espuma moldável em torno do produto a ser embalado, oferecendo proteção personalizada para itens sensíveis como eletroeletrônicos.

17/11/2021


Stand-up pouch biodegradável

O novo modelo de embalagem se decompõe no solo, em média, em quatro anos em condições de aterro, transformando-se em fertilizante natural.

16/11/2021