A Braskem, produtora de resinas plásticas com sede em São Paulo (SP), lançou uma nova metodologia própria de desenvolvimento para auxiliar clientes, brand owners e profissionais de design a solucionarem os desafios da economia circular em relação às embalagens plásticas, para que atinjam seus compromissos de sustentabilidade.

 

A ferramenta exclusiva foi desenvolvida para ser um serviço aberto de apoio à cadeia de valor, ampliando as entregas de embalagens para economia circular. A metodologia se baseia no conceito de design for environment (DfE), que propõe melhorar os indicadores de impacto ambiental das embalagens, originando um projeto que analise desde a escolha do formato e a composição do material até a definição de rotas de circularidade, engajamento do consumidor e solução de fim de vida do produto.

 

O objetivo é fazer com que essas embalagens acompanhem o modelo circular de economia e contribuam para impulsionar soluções de reúso, de refil e do processo de reciclagem, reduzindo impacto ambiental negativo e gerando valor para a cadeia como um todo. De acordo com a companhia, o diferencial da nova proposta criada é o emprego de um processo sistêmico e multidisciplinar focado no desafio de cada cliente, que passa por etapas pré-estabelecidas e definidas. São elas: mapa dos impactos (como o uso da ferramenta de análise de ciclo de vida, o ACV, e avaliação da jornada do produto, incluindo rotas de circularidade); pesquisa (para entendimento das tendências de consumo e comportamento social); conceituação (de aplicação geral); design; manufatura; e, por fim, lançamento do produto.

 

Uma vez que até 80% do impacto ambiental é definido na etapa do design, entendemos ser fundamental auxiliarmos nossos parceiros e clientes a criar soluções mais circulares que lhes ajudarão a alcançar suas metas de sustentabilidade estabelecidas para os próximos anos”, explicou Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo na Braskem.

 

Para conhecer mais sobre a metodologia para a criação de embalagens circulares da companhia, acesse o site aqui.


 

(Foto: Braskem)

#plastico #economiacircular #embalagemplastica



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024