Categoria: Tecnologia




Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

Entenda a proposta da BioPowder, do arquipélago de Malta, que desenvolve e comercializa pós de alto desempenho obtidos a partir de caroços de azeitona. Adicionados à formulação de masterbatches, eles podem conferir resistência mecânica, propriedades hidrofóbicas, redução de peso e diferentes apelos estéticos aos produtos plásticos.

27/02/2024



Covestro inaugura unidade para produzir anilina de base biológica

Insumo utilizado na produção do MDI, precursor do poliuretano, a anilina de base biológica vai contribuir para reduzir a pegada de carbono da cadeia de produção desse material.

20/02/2024



Reciclagem avançada de PET, da universidade para o mercado

Empresa criada na Universidade de Eindhoven lança mundialmente os seus equipamentos para reciclagem avançada de PET, transformando resíduos pós-consumo em um pré-polímero que dá origem a novo material com as mesmas propriedades da resina virgem.

15/02/2024



Moldagem por injeção: instituto inicia projeto de IA

O novo projeto do Instituto de Plásticos para Médias Empresas de Lüdenscheid (Alemanha) vai se dedicar ao uso de inteligência artificial (IA) na moldagem por injeção, juntamente com a empresa desenvolvedora de software Symate.

14/02/2024



Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica

A alemã Krauss Maffei, em parceria com a Synergy Horizon, desenvolveu um processo que permite a produção de termoplásticos reforçados com base 100% biológica: uma matriz de PLA reforçado com até 30% de lignina.

23/01/2024



Robô industrial desenvolvido no Brasil está disponível para comercialização

A Human Robotics criou um robô que pode transportar cargas com peso de até 50 kg, o qual é programável para atuar de forma autônoma no chão de fábrica. O modelo apresenta interface amigável e também responde por comando de voz.

16/01/2024



Go4 robotics promove o uso de robôs na indústria

Plataforma da Federação Internacional de Robótica fornece orientação para a adoção de robôs nos processos produtivos.

16/01/2024



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023



Escâner 3D portátil para medição de peças plásticas grandes

Equipamento lançado recentemente pela Creaform conta com algoritmo de superfície combinado à inteligência artificial.

21/11/2023



Filmes plásticos. Mais proteção com menos material.

A Promaflex desenvolveu uma linha de filmes plásticos que emprega 50% menos material, sem comprometer a resistência mecânica.

21/11/2023



Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível

A Niryo, empresa sediada em Lille, na França, recebeu um financiamento que permitirá expandir sua proposta de democratizar o acesso de estudantes e profissionais aos robôs colaborativos em nível global, com perspectiva de atuação no Brasil.

31/10/2023



Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022

A GSI Brasil fez um levantamento que apontou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

31/10/2023



Robótica e IA no caminho da indústria

Presidente da Federação Internacional de Robótica comenta as atuais tendências da robótica industrial e destaca o uso cada vez mais intensivo da inteligência artificial.

31/10/2023



Empresa gaúcha desenvolve dispersões de grafeno para plásticos

A Degrad, sediada na cidade de Portão (RS), está popularizando o uso do grafeno em formulações plásticas com produtos contendo o nanomaterial já solubilizado e pronto para uso.

28/10/2023



Grafeno torna filamentos de PLA mais resistentes e condutivos

Projetos de pesquisa implementados na Voolt 3D levaram ao desenvolvimento de filamentos de PLA para impressão 3D com melhores propriedades mecânicas e condutividade.

27/10/2023



Injetora automática de bancada, uma solução econômica para produção em série

A Sethi 3D está lançando uma injetora vertical de bancada com capacidade para dezenas de milhares de peças/mês.

21/09/2023



Uso de IA no chão de fábrica será o foco de consultoria

Implementação de inteligência artificial para monitorar máquinas industriais e processos produtivos é um dos serviços a serem oferecidos pela KPMG e pela MAP Intelligence.

19/09/2023



Novos equipamentos para reciclagem chegam ao mercado

O Grupo MAAG integrou ao seu portfólio equipamentos para a reciclagem de plásticos. Eles serão exibidos na Fakuma 2023.

12/09/2023



Barreira ao oxigênio em PET reciclado

Aditivos promovem a formação de barreira ao oxigênio em frascos de PET reciclado.

05/09/2023



Sistemas de visão asiáticos serão distribuídos no mercado brasileiro

A Soma Solution vai comercializar sistemas de visão desenvolvidos pela Hikrobot. Considerados “os olhos da indústria”, esses equipamentos auxiliam no controle da qualidade de peças e componentes fabricados.

22/08/2023



Injetoras com IA, um novo passo da Chen Hsong e da MAP Intelligence

Inteligência artificial vai monitorar injetoras operantes em unidades fabris brasileiras. Isso faz parte de um programa que visa otimizar os processos produtivos de empresas do setor de plásticos, fruto de uma parceria entre especialistas em máquinas industriais e sistemas digitais.

15/08/2023



Projeto vai aproximar indústria e desenvolvedores de tecnologia

Estão abertas as inscrições para o Projeto Metalndústria, da ABDI, que vai conectar indústria, centros de pesquisa e desenvolvedores de tecnologia para promover o uso de recursos digitais no meio produtivo.

14/08/2023



Monitoramento de máquinas em ferramentarias

A CPOP Sistemas fornece soluções que processam dados provenientes do chão de fábrica em tempo real como, por exemplo, na fabricação de moldes.

25/07/2023



Módulo converte sinais de máquinas injetoras em dados

Conversor desenvolvido pela Techmation transforma sinais de máquina em dados para conexão entre equipamentos.

18/07/2023



Greenback vai difundir a reciclagem química no Brasil

Entenda os planos da companhia britânica que planeja instalar unidades de reciclagem química em diversos pontos do território brasileiro, com um modelo de negócios que integra toda a cadeia na recuperação de materiais plásticos difíceis como os laminados multicamadas.

12/07/2023



Poliuretano será obtido a partir de biomassa

Universidade de Osaka, Nippon Steel e UBE se uniram em um projeto que traça uma rota alternativa e mais sustentável para a obtenção de poliuretano.

27/06/2023



Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica

Assistente virtual inteligente desenvolvido pela MAP Intelligence passou a coletar dados provenientes da fabricação de componentes plásticos.

06/06/2023



Hexagon lança braço portátil para medição 3D

Equipamento que pode ser usado para a medição de peças plásticas tem alcance de 1,2 metro e corpo fabricado com fibra de carbono.

29/05/2023



Moldes texturizados a laser avançam nos setores automotivo, calçadista e de moda

​​​​​​​Reprodução precisa de padrões e a dispensa do uso de produtos químicos atraem cada vez mais empresas para o processo de texturização de moldes a laser.

17/05/2023



Fabricado no Brasil: desumidificador usa ar comprimido residual na secagem de resina

Sistema para resinas higroscópicas recupera o ar comprimido do processo de sopro, aplicando-o na secagem e pré-aquecimento da resina.

10/05/2023



Reciclagem química de poliamida por micro-ondas

Empresas japonesas desenvolveram um processo de reciclagem química de poliamida 66 a partir do uso de tecnologia baseada em micro-ondas.

03/05/2023



Grafeno aumenta a resistência de filmes plásticos

A Gerdau Graphene apresentou durante a Plástico Brasil os primeiros filmes plásticos contendo grafeno em sua formulação. Seu uso em embalagens para pregos foi um teste de resistência.

04/04/2023



Injetoras da Romi chegam ao mercado em novas versões

Maior velocidade de injeção e menor consumo de energia elétrica estão entre as melhorias apresentadas por injetoras que agora integram a linha EN.

04/04/2023



Fabricante de redutores para extrusoras desenvolve pacotes de serviços customizados

Além de sistemas de acionamento especialmente pensados para equipamentos do setor de plásticos, a SEW Brasil passa a oferecer aos seus clientes pacotes de serviços de monitoramento de equipamentos, assistência técnica, entre outros.

24/03/2023



Centro de pesquisa vai ter foco na engenharia aeronáutica

O ITA inaugurou um centro de pesquisa voltado para o projeto e construção de aeronaves que atendam aos novos desafios do mercado mundial. Manufatura aditiva e robótica colaborativa estão entre os objetos de estudo.

21/03/2023



PE com grafeno, sob medida para a indústria do hidrogênio

Recipientes moldados por sopro a partir do polietileno contendo grafeno em sua composição serão usados como núcleo de vasos de pressão pela indústria do hidrogênio.

21/03/2023



Centro de capacitação em cibersegurança industrial agora em SP

A Kaspersky e o FIAP inauguraram um laboratório para a formação de profissionais em proteção de sistemas digitais industriais, na capital paulista.

14/03/2023



Baterias de veículos elétricos de última geração terão gabinete em compósito

Projeto BEMA, da Solvay, que vai desenvolver gabinetes em compósito para as baterias de carros elétricos, recebeu financiamento da agência nacional britânica de inovação.

07/03/2023



Husky propõe ambiente de produção com foco nos desafios da atualidade

Desenvolvedora canadense de máquinas, sistemas conectados e ferramental vai levar para a Plástico Brasil um pacote de soluções tecnológicas para que os fabricantes de produtos plásticos enfrentem da melhor forma as instabilidades de mercado.

07/03/2023



Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

Instalação de sensores nos moldes e atenção ao padrão mundial de qualidade estão nos planos das fabricantes de moldes para o setor de plásticos.

17/02/2023



Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno

ABNT publica a primeira norma brasileira sobre caracterização de grafeno, material que pode ser usado na formulação de compostos plásticos funcionais.

16/02/2023



Mais eficiência energética na indústria

Catálogo virtual traz informações sobre equipamentos e tecnologia para empresas que buscam eficiência energética.

07/12/2022



Digitalização dá apoio à produtividade

Braskem investe em sistema avançado de controle de processo para monitoramento simultâneo de mais de sete mil equipamentos.

07/12/2022



Impressão 3D de materiais que absorvem muita umidade

Sistema de secagem que trabalha em linha com impressoras 3D evita problemas na obtenção de peças em materiais higroscópicos (que absorvem muita umidade), tais como náilon (PA) e PET.

07/12/2022



Consórcio visa acelerar a indústria 4.0 no Brasil

Empresas firmaram acordo para promover a formação de profissionais e a transformação digital.

29/11/2022



Aço para moldes e matrizes em versão para manufatura aditiva

Recomendado para a confecção de matrizes de extrusão e moldes de injeção, o aço H13 ganhou uma versão em pó, a ser utilizada na impressão 3D de ferramental para processos de transformação de plásticos.

28/11/2022



Moldes de zamac podem ajudar a reduzir custos na transformação

Parceria entre Senai e empresa do setor de ligas metálicas resulta na aplicação do zamac na produção de moldes para injeção, proporcionando ciclos mais rápidos e redução de custos.

23/11/2022



Robotização e transformação digital integradas

Empresas se unem para promover a automação robótica de processos.

23/11/2022



Ferramentarias brasileiras mais competitivas

IPT lidera projeto que visa promover a capacitação e a competitividade das ferramentarias nacionais ligadas ao setor automotivo.

16/11/2022



Reciclagem em ciclo fechado

Novos equipamentos foram projetados para atender à demanda de ciclos fechados de reciclagem de PET, PS e poliolefinas.

16/11/2022



Peças injetadas com a resistência do aço

Injeção de pós metálicos ganha espaço como processo que permite obter componentes em metal de forma seriada.

04/11/2022



Gerenciamento de cores a serviço da produtividade

Ferramentas de gerenciamento de cor permitem obter formulações precisas, evitar a execução de testes físicos e corrigir possíveis desvios antes da entrada em produção.

01/11/2022



Esforço conjunto pela inovação

Instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul se unem em aliança pela inovação.

31/10/2022



Competências que podem acelerar a digitalização da indústria

Pesquisa sobre profissões e disciplinas relacionadas à cadeia de manufatura do futuro traz informações pertinentes à indústria do plástico. Estudo abrangeu trabalhos que já estão sendo realizados por empresas e instituições.

18/10/2022



Recorde de diâmetro para tubos de PVC

Empresa espanhola vai exibir na feira K máquinas para a produção de tubos de PVC com 1.200 mm de diâmetro, para uso em sistemas de saneamento, abastecimento de água e irrigação.

04/10/2022



IA e realidade aumentada para o chão de fábrica

Recursos de realidade aumentada, inteligência artificial e gêmeos virtuais farão parte de uma plataforma digital que já tem ferramentas para a modelagem de peças que serão fabricadas por impressão 3D.

04/10/2022



Filme se torna autoesterilizante ao ser exposto à luz

Pesquisadores de universidade irlandesa desenvolveram um filme plástico fino e flexível cuja capacidade de autoesterilização é ativada pela luz.

13/09/2022



Tecnologia na coloração de plásticos reciclados

Serviço de análise da possibilidade de coloração de plásticos pode simplificar a rotina de recicladores e usuários de material reciclado.

30/08/2022



Energia limpa para o processo de rotomoldagem

Em projeto pioneiro, a Fortlev vai usar unidades de armazenamento de energia térmica para alimentar suas linhas de rotomoldagem de caixas d’água. Parceria com a fornecedora israelense também vai permitir que a empresa comercialize as unidades no Brasil.

09/08/2022



Menos é mais

Fabricante alemã de máquinas tem entre as suas principais atrações para a feira K séries de injetoras para a moldagem precisa de peças técnicas e equipamento para reciclagem direta. Os recursos tecnológicos, porém, dão o pano de fundo para o bom desempenho de todo o conjunto.

26/07/2022



Pesquisa busca novos produtos à base de cobre com finalidade antimicrobial

Uso da nanotecnologia no desenvolvimento de subprodutos de cobre poderá resultar em novos revestimentos e aditivos com propriedades antimicrobiais.

25/07/2022



Inteligência artificial nas injetoras

Sumitomo Demag prepara para a feira K uma demonstração das possibilidades que a inteligência artificial oferece para os processos de injeção.

08/07/2022



Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos

Tecnologias habilitadoras e crescimento por regiões são temas do estudo de 320 páginas que projeta forte crescimento para o mercado de fabricação inteligente.

09/06/2022



Tratamento natural para a água em circuitos de resfriamento

Sistema dispensa o uso de produtos químicos no tratamento da água de torres de resfriamento e chillers.

19/05/2022