Hellen Souza, da redação

 

 

A Trevo Reciclagem, de Embu das Artes (SP), anunciou a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo novos compromissos no que se refere à responsabilidade ambiental e social das suas atividades.

 

Atuante na reciclagem e comércio das resinas de polietileno (PE) e polipropileno (PP) há cerca de 12 anos, a empresa identificou entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, quadro ao lado) estabelecidos pela ONU aqueles em que poderia se engajar, comprometendo-se especialmente com a equidade de gênero (5) e com o consumo e produção responsáveis (12).

 

 

Como projetos imediatos, a empresa definiu o aterro zero no prazo de cinco anos e o fomento à formação de empreeendedoras do sexo feminino, inclusive entre as empresas que fazem parte de seu ecossistema, seja como fornecedoras dos materiais pós-consumo ou como fabricantes de itens plásticos, responsáveis por reinserir os materiais reciclados (PCR) na cadeia produtiva.

 

Priscilla Zacharias (foto ao lado), sócia-diretora da Trevo, explicou que a adesão ao pacto implica uma intensa rotina de atividades e estudo, com a elaboração de inúmeros relatórios e a observação das regras que garantiram a aprovação da entrada no seleto grupo que integra o Pacto: “É um compromisso que assumimos por acreditarmos no capitalismo de stakeholders, na colaboração e no compartilhamento de boas práticas empresariais”.

 

 

 

ESG para pequenos empreendedores

 

O engajamento social e ambiental , na visão de Priscilla, levou-a a identificar os aspectos da política ambiental, social e de governança (environmental, social and governance, ESG) que podem ser seguidos por pequenas e médias empresas, trazendo esse conceito para perto dos pequenos empreendedores. “Normalmente vemos esse tipo de ação associada às grandes marcas, mas trata-se de uma responsabilidade de todos, e é preciso orientar o pequeno empreendedor sobre como ele pode se engajar nessa proposta”, defendeu Priscilla.

 

A executiva, inclusive, vai palestrar sobre esse tema no seminário RecyPlastech, que acontece entre os dias 16 e 17 de agosto, no auditório da Abimaq, em São Paulo (SP).

 

 

Imagens: Pacto Global da ONU/Trevo Reciclagem

 

 

 

Leia também:

 

Alcon avança na compensação da pegada de plásticos

 

Google Maps vai ajudar a localizar pontos de coleta de resíduos plásticos

 

 

 

#TrevoReciclagem

#17ODS

#PactoGlobaldaONU



Mais Notícias PI



Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024


Economia circular e embalagens serão temas de palestras

Masterclass promovida pelo Conecta Verde acontece na sede da Abiplast, com apresentações de especialistas de áreas ligadas ao ramo de plásticos.

11/06/2024