As preocupações com a preservação do meio ambiente, que tem como um de seus pilares a destinação correta de resíduos e a conscientização sobre os impactos causados pela má gestão de rejeitos, estão influenciando cada vez mais a criação e/ou expansão de ações na área de reciclagem de plásticos.

Novo ponto de coleta de embalagens é parte de programa de troca de resíduos por crédito

 

Projetos que visam difundir a importância deste assunto buscam meios de incentivar a população a contribuir de diversas formas, e dão exemplos de como o hábito de ajudar pode ser integrado ao dia a dia. Em outras palavras, atualmente existem diferentes maneiras de colaborar e uma delas é trocar embalagens por pontos em um estacionamento de supermercado, por exemplo.

 

Uma nova unidade voltada para o descarte de embalagens plásticas pós-uso/pós-consumo passou a operar no município de Santo André (SP). Trata-se de um contêiner que integra uma rede de postos autorizados a realizarem a troca de resíduos por créditos, que podem ser usados para a aquisição de produtos fornecidos por empresas cadastradas em programas de logística reversa e reciclagem.

 

O sistema foi implantado a partir de uma parceria formada entre a Molécoola (SP), empresa responsável pelo recebimento de embalagens plásticas, bem como pelo gerenciamento de programas que consistem na troca de resíduos por créditos, e a rede de supermercados Coop.

 

Podem ser entregues na unidade, por exemplo, garrafas feitas em PET, tampas confeccionadas em polietileno (PE), além de recipientes de diversos tipos fabricados em materiais plásticos e/ou outros. Por meio de um comunicado à imprensa foi informado que os clientes que participarem do programa poderão contar com “pontos de fidelidade”, denominação dada a créditos que variam conforme o tipo de plástico descartado.

 

Murilo Venancio da Silva, analista de projetos na área de responsabilidade social da rede de supermercados, explicou como isso vai funcionar: “Quem descartar os seus resíduos de forma correta receberá pontos para troca de produtos no leque de opções da Molécoola ou descontos em produtos do patrocinador da estação de reciclagem”.

 

 

Novo endereço

 

Ainda de acordo com as entidades que formaram a parceria, tanto a unidade recém-instalada como outras situadas em diversas cidades do Estado de São Paulo podem receber também eletroeletrônicos fabricados em plástico como telefones celulares, e também aparelhos como, por exemplo, secadores de cabelo e máquinas de barbear.

Ponto de coleta em Santo André, SP.

 

Elas também informaram que está prevista a implantação de mais dois postos de coleta, um em outra região de Santo André e outro em São Bernardo do Campo. O ponto de coleta já em operação fica na Avenida Industrial, 2001, bairro Campestre.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.


 

 

Imagens: Freepik/Maurício Taboni


 

Conteúdo relacionado:

Compostos bioplásticos para o mercado brasileiro

Evento online sobre reciclagem acontece em novembro

 

#Coop #Molécoola #Reciclagem #Sustentabilidade #Plásticos


 



Mais Notícias PI



Menos produtos descontinuados na indústria

Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) apurou uma menor taxa de “descontinuação” de linhas de produtos na indústria, um sinal de recuperação das atividades.

26/05/2022


Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022


Mais aproveitamento na reciclagem de fios e cabos 

Empresa do ABC paulista desenvolveu maquinário que separa o material polimérico dos metais presentes em fios e cabos, garantindo, em alguns casos, 99,9% de pureza para o cobre obtido.

26/05/2022