O Instituto de Tecnologia del Plástico (Aimplas) foi recém-autorizado pela Entidad Nacional de Acreditación (ENAC, Espanha) a ampliar seu escopo de acreditação para a norma UNE 53928:2020 em plásticos. Agora, o instituto poderá certificar utensílios denominados como "louças plásticas" para uso alimentar, destacando assim a reutilização dos utensílios de mesa testados em substituição a produtos descartáveis.

 

De acordo com informativo do instituto divulgado à imprensa, esta norma regulamenta a rotulagem do produto que indica o número mínimo de ciclos de lavagem que ele pode suportar, destacando assim a reutilização dos utensílios de mesa testados. O objetivo desta norma seria responder à diretiva da União Europeia sobre a redução do impacto de determinados produtos plásticos no meio ambiente, que apoia a redução da geração de resíduos e do seu impacto ambiental, bem como a mudança de louças descartáveis para itens reutilizáveis como forma de promover uma economia circular no setor de plásticos.

 

Por meio da realização de testes credenciados os fabricantes desses itens poderão identificar seus produtos como reutilizáveis e indicar o número de ciclos de lavagem que esses produtos podem suportar. A norma estipula que o fabricante é responsável por determinar o número de ciclos que um produto pode suportar com sucesso, mas deve ter em mente que um item deve ser capaz de suportar, pelo menos, cinco ciclos de lavagem para ser considerado reutilizável.

 

De acordo com a norma, é importante que o teste não falhe em nenhum critério de inspeção. Após os testes de resistência à lavagem, a norma recomenda ainda a repetição dos testes de migração para verificar se os limites de compostos liberados são atendidos conforme estabelecido em outras regulamentações, sobre diferentes matérias-primas e objetos plásticos destinados ao contato com alimentos.

 

Foto: Aimplas



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024