A implementação de sistemas de inteligência artificial (IA) em processos do cotidiano de parques industriais consta entre os interesses de empresas do ramo de plásticos em se aproximar do conceito de indústria 4.0.

 

Ações nesse sentido estão mostrando um caminho de possibilidades para quem pretende modernizar o seu chão de fábrica, como é o caso de um novo programa de desenvolvimento em inteligência artificial, que tem seu foco direcionado para o ramo industrial, criado por entidades brasileiras que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento.

 

Trata-se da Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial lançada a partir de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Esse programa tem como uma de suas premissas o direcionamento de recursos a empresas e instituições ligadas à indústria.

 

Em um primeiro momento a rede será composta por 17 unidades da Embrapii pelas quais serão realizadas consultorias sobre temas como, por exemplo, Machine Learning (ou “aprendizado de máquina”, em tradução livre), Internet das Coisas (IoT), Big data, Analytics (ou sistemas de “inteligência analítica”), infraestrutura, entre outros.

 

Segundo informações das entidades responsáveis pela iniciativa, os recursos são provenientes da Lei de Informática e do Programa Rota 2030, as quais também declararam à imprensa que a expectativa é promover investimentos na casa dos R$ 140 milhões por meio da nova rede.
 

Algumas informações sobre as modalidades de fomento podem ser conferidas a seguir.

 

 

 

 

 


Ainda em declaração à imprensa, as partes envolvidas informaram que esses projetos receberão o apoio de serviços de assessoria e consultoria, qualificada em inovação, conforme autorizado pelo Decreto 5.906/2006, que define o escopo de atividades de P&D em que os recursos podem ser utilizados.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Conheça também as novidades em impressão 3D que poderão contribuir para a modernização da indústria de plásticos e de sua cadeia produtiva.


 

Foto: Freepik

 

Conteúdo relacionado:

Plataforma gratuita de IoT industrial

Customização de computadores industriais


 

#Embrapii #MCTI #IoT #Indústria40 #Plásticos



Mais Notícias PI



Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas

Entidades formaram parceria para reciclar espumas de poliuretano provenientes de colchões descartados.

20/10/2021


Novo modelo de negócios simplifica a adoção dos bioplásticos

Empresa chilena desenvolvedora de bioplásticos desembarca no Brasil propondo a parceria com transformadores para a fabricação de embalagens biodegradáveis.

19/10/2021


Plástico de engenharia substitui metal na estrutura de teto panorâmico

Material desenvolvido pela Basf proporciona alta estabilidade dimensional para peças grandes , sendo uma alternativa para componentes estruturais de tetos panorâmicos de veículos, reduzindo em até 60% do peso do conjunto.

19/10/2021