A alemã Micro-Epsilon desenvolveu uma linha de sensores de espessura para laminados plásticos que pode trabalhar em linha com equipamentos de processamento contínuo, com capacidade para medir materiais de até 1.250 mm de largura.
A série Thickness Gauge está disponível em versões com estrutura em “C” ou em “ O” (foto), podendo ser adaptada para tarefas de medição por escaneamento ou triangulação a laser.
O sistema pode ser adaptado em termos de largura e faixa de medição. Calibrado automaticamente em poucos segundos, é fornecido com software proprietário bastante abrangente, que inclui recursos como processamento de sinal de alto desempenho e um banco de dados de medições. Isso possibilita realizar avaliações estatísticas, bem como a documentação e controle totalmente automatizados do processo de produção.
O monitoramento contínuo de parâmetros-alvo definidos e de valores limite é outro recurso do sistema, que possui ainda uma interface flexível para acoplamento à linha de produção, usando protocolos de rede industrial como Ethernet, EtherNet/IP, Profinet e EtherCAT.
Os valores de espessura para madeira, plástico e metal são registrados com uma precisão de ±4 a ±20 µm.
Foto: Micro-Epsilon
Leia também:
Equipamento de soldagem de plásticos por ultrassom reduz ciclo de trabalho
Equipamentos para gravação a laser em moldes
#mediçãodeespessuraemplásticos
Mais Notícias PI
Claudia Takahashi Tsukamoto assume a diretoria executiva do Instituto Brasileiro do PVC.
28/10/2025
O Conselho Regional de Química IV Região (SP) segue com inscrições abertas para um curso sobre bioplásticos que acontece em novembro.
28/10/2025
PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.
29/10/2025