O Instituto de Tecnologia del Plástico (Aimplas), sediado na Espanha, terminou recentemente a coordenação do projeto LIFE CIRC-ELV, que resultou no desenvolvimento bem-sucedido de um novo processo de reciclagem de componentes plásticos de veículos em fim de vida.

 

 

De acordo com informações fornecidas pelo Aimplas, um novo processo de recuperação de plástico foi implementado com sucesso por um dos membros do consórcio, a empresa Desguace Cortés (de Valência, Espanha), que consiste na separação dos para-choques de polipropileno (PP) e dos tanques de combustível de polietileno (PE) dos veículos em fim de vida, devido ao valor desses materiais, que são reciclados para reintrodução no ciclo produtivo, promovendo assim a economia circular do material.

 

A seguir é possível assistir um vídeo produzido pelo instituto, que mostra os detalhes do projeto, bem como sua implementação e a operação de transformação dos materiais em novos produtos voltados ao mesmo setor ou para outras aplicações industriais.

 

 

O papel do instituto no projeto envolveu a otimização do pré-tratamento de para-choques e tanques de combustível para obter a matéria-prima reciclada usada para fabricar os novos produtos e amostras. Segundo o Aimplas, o resultado foi uma redução de 20% nas emissões de CO2 geradas durante o processo de fabricação dos novos produtos, graças ao uso de 30% de plástico reciclado de veículos em fim de vida. A utilização de plástico reciclado em produtos para essa indústria ajudaria na redução da pegada de carbono em até 85%.

 

Além disso, foi realizada a avaliação de impacto ambiental ao longo do ciclo de vida (ACV) durante o processo de recuperação de peças plásticas em Estações Autorizadas de Tratamento (ATFs) e na fabricação de peças com plástico reciclado. A tecnologia desenvolvida no projeto pode ser aplicada em outros ATFs para obter plásticos reciclados prontos para serem usados em novos produtos, tais como eletrodomésticos, dispositivos de controle de pragas e até ferramentas agrícolas.

 

(Fotos: Aimplas)

Conteúdo relacionado:

Consultoria gratuita para a cadeia automotiva

Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

#reciclado #aimplas #reciclagemdecarros



Mais Notícias PI



A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024