O Instituto de Tecnologia del Plástico (Aimplas), sediado na Espanha, terminou recentemente a coordenação do projeto LIFE CIRC-ELV, que resultou no desenvolvimento bem-sucedido de um novo processo de reciclagem de componentes plásticos de veículos em fim de vida.

 

 

De acordo com informações fornecidas pelo Aimplas, um novo processo de recuperação de plástico foi implementado com sucesso por um dos membros do consórcio, a empresa Desguace Cortés (de Valência, Espanha), que consiste na separação dos para-choques de polipropileno (PP) e dos tanques de combustível de polietileno (PE) dos veículos em fim de vida, devido ao valor desses materiais, que são reciclados para reintrodução no ciclo produtivo, promovendo assim a economia circular do material.

 

A seguir é possível assistir um vídeo produzido pelo instituto, que mostra os detalhes do projeto, bem como sua implementação e a operação de transformação dos materiais em novos produtos voltados ao mesmo setor ou para outras aplicações industriais.

 

 

O papel do instituto no projeto envolveu a otimização do pré-tratamento de para-choques e tanques de combustível para obter a matéria-prima reciclada usada para fabricar os novos produtos e amostras. Segundo o Aimplas, o resultado foi uma redução de 20% nas emissões de CO2 geradas durante o processo de fabricação dos novos produtos, graças ao uso de 30% de plástico reciclado de veículos em fim de vida. A utilização de plástico reciclado em produtos para essa indústria ajudaria na redução da pegada de carbono em até 85%.

 

Além disso, foi realizada a avaliação de impacto ambiental ao longo do ciclo de vida (ACV) durante o processo de recuperação de peças plásticas em Estações Autorizadas de Tratamento (ATFs) e na fabricação de peças com plástico reciclado. A tecnologia desenvolvida no projeto pode ser aplicada em outros ATFs para obter plásticos reciclados prontos para serem usados em novos produtos, tais como eletrodomésticos, dispositivos de controle de pragas e até ferramentas agrícolas.

 

(Fotos: Aimplas)

Conteúdo relacionado:

Consultoria gratuita para a cadeia automotiva

Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

#reciclado #aimplas #reciclagemdecarros



Mais Notícias PI



Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024