Os processos térmicos envolvidos na fabricação de produtos plásticos tornam esta indústria uma consumidora intensiva de energia elétrica. Além dos equipamentos destinados à moldagem em si, sistemas de ar comprimido, refrigeração de moldes e torres de resfriamento de água apresentam altos níveis de demanda.

 

Examinar em detalhe cada um dos processos e saber das possibilidades de racionalização do uso deste importante insumo que é a energia elétrica pode representar uma economia de custos importante, especialmente neste momento em que a indústria de plásticos sofre forte pressão de custos devido ao aumento dos preços da matéria-prima.

 

Conhecer aspectos do mercado livre de energia, assim como a diversidade da matriz energética brasileira e as várias possibilidades que ela oferece também pode ajudar a compor uma solução customizada para cada empresa.

 

Estes assuntos serão discutidos no Webinar PI para a Eficiência Energética, que terá como tema “Gerenciamento do uso de energia elétrica na indústria de plásticos” e acontecerá na próxima terça-feira, dia 27/10. Ele integra a programação da Semana da Eficiência Energética, evento on-line que será promovido pela Aranda Eventos entre os dias 26 e 29 de outubro.

 

Com moderação da jornalista Hellen Souza, editora da Plástico Industrial, o Webinar PI para a Eficiência Energética contará com a participação dos profissionais:

 

 

 

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 27/10/20, às 17h30 e as inscrições podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

Ilustração: Shutterstock

#eficiênciaenergética

 

 

Conteúdo relacionado:

Gestão energética no processamento de materiais termoplásticos

Estudo ajudará empresas de médio porte a reduzir gastos com energia

Eficiência energética no chão de fábrica

 

 

 



Mais Notícias PI



Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025


Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025