Os processos térmicos envolvidos na fabricação de produtos plásticos tornam esta indústria uma consumidora intensiva de energia elétrica. Além dos equipamentos destinados à moldagem em si, sistemas de ar comprimido, refrigeração de moldes e torres de resfriamento de água apresentam altos níveis de demanda.

 

Examinar em detalhe cada um dos processos e saber das possibilidades de racionalização do uso deste importante insumo que é a energia elétrica pode representar uma economia de custos importante, especialmente neste momento em que a indústria de plásticos sofre forte pressão de custos devido ao aumento dos preços da matéria-prima.

 

Conhecer aspectos do mercado livre de energia, assim como a diversidade da matriz energética brasileira e as várias possibilidades que ela oferece também pode ajudar a compor uma solução customizada para cada empresa.

 

Estes assuntos serão discutidos no Webinar PI para a Eficiência Energética, que terá como tema “Gerenciamento do uso de energia elétrica na indústria de plásticos” e acontecerá na próxima terça-feira, dia 27/10. Ele integra a programação da Semana da Eficiência Energética, evento on-line que será promovido pela Aranda Eventos entre os dias 26 e 29 de outubro.

 

Com moderação da jornalista Hellen Souza, editora da Plástico Industrial, o Webinar PI para a Eficiência Energética contará com a participação dos profissionais:

 

 

 

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 27/10/20, às 17h30 e as inscrições podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

Ilustração: Shutterstock

#eficiênciaenergética

 

 

Conteúdo relacionado:

Gestão energética no processamento de materiais termoplásticos

Estudo ajudará empresas de médio porte a reduzir gastos com energia

Eficiência energética no chão de fábrica

 

 

 



Mais Notícias PI



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021


Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021