Um programa voltado para a elaboração e construção de plantas-piloto industriais configuradas com sistemas digitais que permitam a realização de ensaios de processamento e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos foi iniciado pelo Senai-SP e a fornecedora de tecnologia para comunicação digital Cisco, com matriz nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP).

Projeto de digitalização da indústria será voltado para a construção de plantas-piloto para testes de interconectividade digital

 

Um anúncio oficial sobre a consolidação da parceria e iniciação do projeto foi feito nesta quarta-feira (07), e contou com a participação de um representante da companhia Nexa, que atuará em trabalhos de integração de sistemas industriais e digitais que também farão parte do projeto.

 

A iniciativa prevê ainda a elaboração de cursos que incluam em sua grade curricular não somente os conceitos da indústria 4.0, mas também teoria e prática referentes a processos que já são realizados em fábricas situadas em outros países de forma que possam ser aplicadas conforme as necessidades da indústria no País.

 

Esse foi um dos assuntos abordados por Oswaldo Maia, gerente do departamento de inovação do Senai. “Não é recomendável fazermos uma cópia da indústria 4.0 da Alemanha ou da América do Norte para ser implantada no Brasil. Precisamos seguir nosso próprio caminho e construir uma indústria 4.0 conforme a nossa realidade”, comentou.

 

Já Ricardo Mucci, diretor da Cisco no Brasil, disse que uma das premissas desse projeto é proporcionar uma interconectividade cada vez mais moderna entre máquinas industriais e dispositivos móveis como, por exemplo, smartphones e tablets. De acordo com os representantes das instituições, uma das primeiras etapas do programa consistirá na realização de testes de sistemas integrados em plantas-piloto já estabelecidas.

 

Nossos guias trazem dados sobre equipamentos e dispositivos indicados para a modernização de parques fabris como sensores industriais e digitalizadores ópticos 3D. Diversos artigos técnicos sobre a digitalização da indústria e temas relacionados à indústria 4.0 podem ser acessados em nosso site.

 

Imagem: Freepik 

 

Conteúdo relacionado:

Digitalização da produção está transformando a oferta de máquinas injetoras

Atualização de sistemas de segurança para máquinas industriais antigas

 

#Senai #Cisco #Nexa #indústria40 #Digitalização #Plástico



Mais Notícias PI



Locação de dispositivos móveis corporativos

Serviços de locação de smartphones e tablets industriais são oferecidos pela Simpress. Os dispositivos contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

16/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024