A empresa alemã Coperion, com filial brasileira em São Paulo (SP), divulgou a nova versão de seu alimentador lateral para extrusoras, chamada ZS-B MEGAfeed.

Nova versão de alimentador para extrusoras é divulgada por empresa europeia
 

O equipamento, mostrado na imagem ao lado, é indicado para o processamento de grânulos plásticos reciclados com tamanho muito pequeno, assim como resíduos pós-industrial/pós-consumo, e/ou fibras, de poliamida (PA), polietileno (PE), polipropileno (PP) e PET, com densidade inferior a 200 kg/m³, por exemplo.


 

A companhia informou que um dos motivos que levaram ao desenvolvimento do alimentador é a dificuldade de se reciclar grânulos plásticos com tamanho muito reduzido, o que resulta em inviabilidade econômica, em muitos casos. Estes fatores são comumente mencionados por fabricantes de resinas recicladas.


 

Em comunicado à imprensa, foi divulgado que o uso da nova versão do alimentador levou ao aumento do rendimento de alimentação de uma extrusora ZSK, saindo de 70 kg/h, usando equipamento convencional, para 1.000 kg/h, com o ZS-B MEGAfeed. Ainda de acordo com a empresa, neste caso, foram processadas fibras de PA com densidade aparente de ~40-50 kg/m3.


 

Além disso, ao processar grânulos obtidos pela reciclagem de filmes multicamadas, a companhia obteve aumento do rendimento de 50 para 700 kg/h e de 80 para 1.300 kg/h. Marina Matta, líder do departamento de plásticos de engenharia e de tecnologia de processos da Coperion, comentou que o novo alimentador “desempenhará um papel pioneiro na reciclagem de plásticos, em particular, no caso de fibras plásticas que estarão disponíveis em quantidades cada vez maiores”.


 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-2740 ou no site da empresa.


 

 

Imagem: Coperion

 

 

Mais notícias do ramo:

 

Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

 

Desafios da atualidade estarão em pauta na K 2022

 

#Coperion #Alimentador #Extrusoras #PI

 

 

 



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024