Hellen Souza, da redação
Foi anunciada esta semana, durante a Assembléia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que aconteceu em Nairóbi (Quênia), uma resolução que visa à formação de uma aliança global entre os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a poluição por plásticos.
Assinada por 175 países, Brasil incluso, a resolução criou um Comitê Intergovernamental de Negociação (INC, de Intergovernmental Negotiating Commitee) que começará seus trabalhos este ano, com o objetivo de concluir um documento juridicamente vinculativo até o final de 2024. 
Esse instrumento deverá contemplar propostas relacionadas a todo o ciclo de vida dos plásticos, desde o projeto de produtos até o seu descarte, passando pela especificação de materiais reutilizáveis e recicláveis, tendo em vista reduzir a poluição pelo descarte incorreto desses materiais. Estabelecerá também mecanismos de cooperação internacional para facilitar o acesso às tecnologias disponíveis e que tornarão viável o ambicioso plano global.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) deverá convocar um fórum até o final deste ano em conjunto com o INC, para compartilhar conhecimento e experiências realizadas em diferentes partes do mundo. As discussões serão abertas e o seu progresso será relatado durante os próximos dois anos. Depois disso, o PNUMA convocará uma conferência diplomática para concluir o documento e abri-lo para assinaturas.
A resolução histórica, intitulada “Acabar com a Poluição Plástica: Rumo a um instrumento juridicamente vinculativo internacional”, foi adotada durante a reunião UNEA-5.2, de três dias, que contou com a presença de mais de 3.400 participantes presenciais e 1.500 on-line, dos 175 estados membros da ONU. O documento pode ser acessado aqui.
Sua proposta deverá impactar nos próximos anos o desenvolvimento de soluções de reciclagem de plásticos e também o desenvolvimento de materiais alternativos como os bioplásticos.
Foto: DepositPhotos
Conteúdo relacionado:
Iniciativa dedicada ao aprimoramento de resinas recicladas pós-consumo
Plataforma dá acesso a informações sobre questões regulatórias
#PNUMA #reciclagemdeplásticos #bioplásticos
Mais Notícias PI
Insumo da Bluestar para silicones combina transparência de até 83% e compatibilidade com aditivos convencionais, visando aplicações na indústria automotiva e na extrusão de cabos e perfis.
06/10/2026
A estabilidade química do polímero garante aplicação segura em embalagens e viabiliza processos de reciclagem mecânica e química.
22/09/2026
Curso lançado com formato in company abrange a especificação de matérias-primas plásticas recicladas e o Decreto 12.688/2025. A empresa pretende lançar o treinamento em versão on-line e presencial fixo e itinerante.
21/09/2026