Hellen Souza, da redação

 

Foi anunciada esta semana, durante a Assembléia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que aconteceu em Nairóbi (Quênia), uma resolução que visa à formação de uma aliança global entre os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a poluição por plásticos.

 

Assinada por 175 países, Brasil incluso, a resolução criou um Comitê Intergovernamental de Negociação (INC, de Intergovernmental Negotiating Commitee) que começará seus trabalhos este ano, com o objetivo de concluir um documento juridicamente vinculativo até o final de 2024. 

 

Esse instrumento deverá contemplar propostas relacionadas a todo o ciclo de vida dos plásticos, desde o projeto de produtos até o seu descarte, passando pela especificação de materiais reutilizáveis e recicláveis, tendo em vista reduzir a poluição pelo descarte incorreto desses materiais. Estabelecerá também mecanismos de cooperação internacional para facilitar o acesso às tecnologias disponíveis e que tornarão viável o ambicioso plano global.

 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) deverá convocar um fórum até o final deste ano em conjunto com o INC, para compartilhar conhecimento e experiências realizadas em diferentes partes do mundo. As discussões serão abertas e o seu progresso será relatado durante os próximos dois anos. Depois disso, o PNUMA convocará uma conferência diplomática para concluir o documento e abri-lo para assinaturas.

A resolução histórica, intitulada “Acabar com a Poluição Plástica: Rumo a um instrumento juridicamente vinculativo internacional”, foi adotada durante a  reunião UNEA-5.2, de três dias, que contou com a presença de mais de 3.400 participantes presenciais e 1.500 on-line, dos 175 estados membros da ONU. O documento pode ser acessado aqui.

Sua proposta deverá impactar nos próximos anos o desenvolvimento de soluções de reciclagem de plásticos e também o desenvolvimento de materiais alternativos como os bioplásticos.

 


 

Foto: DepositPhotos


 

Conteúdo relacionado:

 

Iniciativa dedicada ao aprimoramento de resinas recicladas pós-consumo

Plataforma dá acesso a informações sobre questões regulatórias

 

#PNUMA #reciclagemdeplásticos #bioplásticos

  



Mais Notícias PI



Óleo de cozinha convertido em PP dá origem a embalagens de margarina

Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.

21/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025


Schütz Vasitex amplia a oferta de embalagens industriais com ciclo de vida fechado

A empresa especializada na produção e reaproveitamento de embalagens intermediárias para produtos líquidos faz novas apostas ao diversificar a oferta de sua linha de IBC’s.

16/10/2025