A Fundação Heinrich Böll, que tem sede na Alemanha e escritório sazonal no Rio de Janeiro (RJ), lançou recentemente o Atlas do Plástico 2020 – Fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos, uma publicação que traz dados atualizados sobre a produção, o consumo e a reciclagem de plásticos, além de outros temas relacionados a essa área, também no Brasil.

 

Publicação digital sobre reciclagem de plásticos

 

 

O conteúdo é dividido em seções nas quais são abordados assuntos como a atual demanda de embalagens feitas a partir de termoplásticos para o acondicionamento de alimentos, o que está diretamente ligado às mudanças de comportamento do consumidor com a chegada da pandemia de Covid-19, bem como ações e projetos fundamentados na reciclagem de polímeros, pensados para mitigar o volume de rejeitos descartados incorretamente no meio ambiente e otimizar o reaproveitamento de materiais desse tipo.

 

 

Também há tópicos referentes aos tipos de plásticos que atualmente são utilizados na produção de itens considerados indispensáveis no dia a dia do consumidor como, por exemplo, recipientes, garrafas e embalagens e utensílios dos mais variados. Essa parte também abrange a fabricação de equipamentos de proteção, tubulações e peças para veículos, máquinas e sistemas produtivos típicos de parques fabris.

 

 

 

Além disso, estão presentes em algumas seções informações sobre o contexto histórico do plástico, em que é traçado um paralelo sobre o desenvolvimento dos diferentes tipos desse material e as suas aplicações mais comuns, e também uma visão sobre o futuro do plástico e de novos materiais, incluindo os biodegradáveis, que poderão atender aos requisitos atrelados ao conceito de sustentabilidade.

 

 

 

O atlas pode ser baixado gratuitamente aqui e uma vasta literatura voltada para o ramo de plásticos, além de artigos técnicos, pode ser conferida em nosso site.


 

 

Foto: Fundação Heinrich Böll

 

 

Conteúdo relacionado:

Separação de resíduos combinada com reciclagem mecânica avançada

Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa


 

 

#FundaçãoHeinrichBöll #Reciclagem #Plásticos #Literatura #Covid-19



Mais Notícias PI



Menos produtos descontinuados na indústria

Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) apurou uma menor taxa de “descontinuação” de linhas de produtos na indústria, um sinal de recuperação das atividades.

26/05/2022


Impressora 3D é divulgada em feira

Equipamento conta com câmara ativamente aquecida e pode processar materiais como PA e PC.

24/05/2022


Mais aproveitamento na reciclagem de fios e cabos 

Empresa do ABC paulista desenvolveu maquinário que separa o material polimérico dos metais presentes em fios e cabos, garantindo, em alguns casos, 99,9% de pureza para o cobre obtido.

26/05/2022