A Fundação Heinrich Böll, que tem sede na Alemanha e escritório sazonal no Rio de Janeiro (RJ), lançou recentemente o Atlas do Plástico 2020 – Fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos, uma publicação que traz dados atualizados sobre a produção, o consumo e a reciclagem de plásticos, além de outros temas relacionados a essa área, também no Brasil.
O conteúdo é dividido em seções nas quais são abordados assuntos como a atual demanda de embalagens feitas a partir de termoplásticos para o acondicionamento de alimentos, o que está diretamente ligado às mudanças de comportamento do consumidor com a chegada da pandemia de Covid-19, bem como ações e projetos fundamentados na reciclagem de polímeros, pensados para mitigar o volume de rejeitos descartados incorretamente no meio ambiente e otimizar o reaproveitamento de materiais desse tipo.
Também há tópicos referentes aos tipos de plásticos que atualmente são utilizados na produção de itens considerados indispensáveis no dia a dia do consumidor como, por exemplo, recipientes, garrafas e embalagens e utensílios dos mais variados. Essa parte também abrange a fabricação de equipamentos de proteção, tubulações e peças para veículos, máquinas e sistemas produtivos típicos de parques fabris.
Além disso, estão presentes em algumas seções informações sobre o contexto histórico do plástico, em que é traçado um paralelo sobre o desenvolvimento dos diferentes tipos desse material e as suas aplicações mais comuns, e também uma visão sobre o futuro do plástico e de novos materiais, incluindo os biodegradáveis, que poderão atender aos requisitos atrelados ao conceito de sustentabilidade.
O atlas pode ser baixado gratuitamente aqui e uma vasta literatura voltada para o ramo de plásticos, além de artigos técnicos, pode ser conferida em nosso site.
Foto: Fundação Heinrich Böll
Conteúdo relacionado:
Separação de resíduos combinada com reciclagem mecânica avançada
Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa
#FundaçãoHeinrichBöll #Reciclagem #Plásticos #Literatura #Covid-19
Mais Notícias PI
A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.
12/08/2025
A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.
12/08/2025
Relatório setorial da ABIMO informa que a indústria de dispositivos médicos segue contratando e soma mais de 85 mil empregos diretos.
12/08/2025