A Fundação Heinrich Böll, que tem sede na Alemanha e escritório sazonal no Rio de Janeiro (RJ), lançou recentemente o Atlas do Plástico 2020 – Fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos, uma publicação que traz dados atualizados sobre a produção, o consumo e a reciclagem de plásticos, além de outros temas relacionados a essa área, também no Brasil.

 

Publicação digital sobre reciclagem de plásticos

 

 

O conteúdo é dividido em seções nas quais são abordados assuntos como a atual demanda de embalagens feitas a partir de termoplásticos para o acondicionamento de alimentos, o que está diretamente ligado às mudanças de comportamento do consumidor com a chegada da pandemia de Covid-19, bem como ações e projetos fundamentados na reciclagem de polímeros, pensados para mitigar o volume de rejeitos descartados incorretamente no meio ambiente e otimizar o reaproveitamento de materiais desse tipo.

 

 

Também há tópicos referentes aos tipos de plásticos que atualmente são utilizados na produção de itens considerados indispensáveis no dia a dia do consumidor como, por exemplo, recipientes, garrafas e embalagens e utensílios dos mais variados. Essa parte também abrange a fabricação de equipamentos de proteção, tubulações e peças para veículos, máquinas e sistemas produtivos típicos de parques fabris.

 

 

 

Além disso, estão presentes em algumas seções informações sobre o contexto histórico do plástico, em que é traçado um paralelo sobre o desenvolvimento dos diferentes tipos desse material e as suas aplicações mais comuns, e também uma visão sobre o futuro do plástico e de novos materiais, incluindo os biodegradáveis, que poderão atender aos requisitos atrelados ao conceito de sustentabilidade.

 

 

 

O atlas pode ser baixado gratuitamente aqui e uma vasta literatura voltada para o ramo de plásticos, além de artigos técnicos, pode ser conferida em nosso site.


 

 

Foto: Fundação Heinrich Böll

 

 

Conteúdo relacionado:

Separação de resíduos combinada com reciclagem mecânica avançada

Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa


 

 

#FundaçãoHeinrichBöll #Reciclagem #Plásticos #Literatura #Covid-19



Mais Notícias PI



Gestão empresarial e sustentabilidade

Saiba mais sobre o livro que reúne diálogos sobre teoria, conceitos e metodologias relacionados à gestão empresarial para a sustentabilidade.

14/10/2021


Economia circular, sistemas locais de produção e ecoparques industriais: princípios, modelos e casos (aplicações)

Livro que contribui com reflexões e modelos próprios na busca de soluções para o paradigma da produção sustentável.

14/10/2021


Bioplásticos: biodegradáveis & biobased – Definições, fontes e aplicações

Saiba mais sobre o livro com conteúdo sobre materiais plásticos de fontes sustentáveis.

04/11/2021