A Fundação Heinrich Böll, que tem sede na Alemanha e escritório sazonal no Rio de Janeiro (RJ), lançou recentemente o Atlas do Plástico 2020 – Fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos, uma publicação que traz dados atualizados sobre a produção, o consumo e a reciclagem de plásticos, além de outros temas relacionados a essa área, também no Brasil.

 

Publicação digital sobre reciclagem de plásticos

 

 

O conteúdo é dividido em seções nas quais são abordados assuntos como a atual demanda de embalagens feitas a partir de termoplásticos para o acondicionamento de alimentos, o que está diretamente ligado às mudanças de comportamento do consumidor com a chegada da pandemia de Covid-19, bem como ações e projetos fundamentados na reciclagem de polímeros, pensados para mitigar o volume de rejeitos descartados incorretamente no meio ambiente e otimizar o reaproveitamento de materiais desse tipo.

 

 

Também há tópicos referentes aos tipos de plásticos que atualmente são utilizados na produção de itens considerados indispensáveis no dia a dia do consumidor como, por exemplo, recipientes, garrafas e embalagens e utensílios dos mais variados. Essa parte também abrange a fabricação de equipamentos de proteção, tubulações e peças para veículos, máquinas e sistemas produtivos típicos de parques fabris.

 

 

 

Além disso, estão presentes em algumas seções informações sobre o contexto histórico do plástico, em que é traçado um paralelo sobre o desenvolvimento dos diferentes tipos desse material e as suas aplicações mais comuns, e também uma visão sobre o futuro do plástico e de novos materiais, incluindo os biodegradáveis, que poderão atender aos requisitos atrelados ao conceito de sustentabilidade.

 

 

 

O atlas pode ser baixado gratuitamente aqui e uma vasta literatura voltada para o ramo de plásticos, além de artigos técnicos, pode ser conferida em nosso site.


 

 

Foto: Fundação Heinrich Böll

 

 

Conteúdo relacionado:

Separação de resíduos combinada com reciclagem mecânica avançada

Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa


 

 

#FundaçãoHeinrichBöll #Reciclagem #Plásticos #Literatura #Covid-19



Mais Notícias PI



Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023


Livro aborda a otimização de processos produtivos usando métodos científicos

Uso de criatividade lógica e do pensamento crítico para resolver problemas no dia a dia do chão de fábrica são temas tratados na obra.

26/09/2023