Um estudo realizado pela MaxiQuim, encomendado pelo PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, um acordo estabelecido entre a Braskem e a Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, mostrou que em 2022 as regiões do País que mais reciclaram plásticos pós-consumo foram o Sul e o Sudeste.


De acordo com a última edição do levantamento intitulado “Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil”, que é realizado anualmente pela MaxiQuim desde 2018, o percentual de reciclagem de plásticos pós-consumo constatado no Sul no ano passado foi de 46,1%. 

 

Também foi apontado que no Sudeste o índice de reciclagem desses tipos de plásticos chegou a 28%. Na sequência da pesquisa a região Nordeste apresentou índice de 16,3%, ao passo que nas regiões Centro-Oeste e Norte o índice de reciclagem de plásticos pós-consumo computado foi de 11,3% e 4,9%, respectivamente.


No que diz respeito aos tipos de plásticos que foram destinados à reciclagem nos estados das duas regiões que ocupam o topo do ranking, conforme informações fornecidas à imprensa, o volume de reciclados inclui, por exemplo, embalagens de poliestireno expandido usadas para proteger diversos tipos de produtos como alimentos, embalagens plásticas para o acondicionamento de produtos agrícolas e de lubrificantes, entre outros itens, tais como utensílios domésticos e tubos.

 

A mesma pesquisa apontou os tipos de plásticos mais reciclados no ano passado, em que o poli(tereftalato de etileno) (PET) teve o maior índice, com 53,6%, seguido pelo poliestireno expandido (EPS), com 33,8%, e pelo polietileno de alta densidade (PEAD), 31,2%. 


Nesta página podem ser obtidas mais informações sobre o levantamento, e na seção Artigos técnicos estão disponíveis diversos trabalhos sobre reciclagem de plásticos, além de temas relacionados aos conceitos de sustentabilidade.


 

Gráfico: MaxiQuim.


 

Mais conteúdo:

 

UBQ amplia a oferta de materiais obtidos a partir de resíduos sólidos mistos

 

Aumentar a produção de embalagens sopradas está nos planos da GTEX

 

#PICPlast #MaxiQuim #ReciclagemPósConsumo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024