Produzir bioplásticos a partir do processamento de bagaço de malte, derivado da produção de cerveja, e usá-los para a fabricação de filmes e embalagens, além de outros produtos, é a meta do Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico.

Esse trabalho passou a fazer parte das linhas de pesquisa do projeto “Polymeer”, pelo qual a equipe do instituto espanhol vai usar matéria-prima proveniente de bagaço de malte (foto) na produção de filmes para uso no setor agrícola e embalagens rígidas para utilização em diferentes tipos de aplicações.
O projeto também tem como premissa o desenvolvimento de produtos com características que facilitem a sua reciclagem. Os pesquisadores que estão à frente do programa vão explorar as possibilidades de criação de produtos biodegradáveis e com design que facilite o reaproveitamento de materiais, por exemplo.
Neste sentido, os estudos que serão realizados pelo Aimplas envolverão ainda processos de reciclagem dos biomateriais usados por solvólise, assim como a biodegradabilidade de filmes para uso agrícola e estudo do ciclo de vida de produtos fabricados a partir do processamento do bagaço de malte.
Também participam do projeto Polymeer empresas, centros de pesquisa e instituições do meio acadêmico da Europa. O projeto contou com investimento de 4,9 milhões de euros, de acordo com informações divulgadas à imprensa.
O instituto Aimplas pode ser contatado pelo seu site. Um ensaio de embalagem para ovos feita de bioplástico composto por glicerina residual da produção de biodiesel é tema de um estudo que está disponível na seção Artigos técnicos em nosso site.
____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________
Imagem: Aimplas/Divulgação.
Você também pode gostar:
Peças moldadas com resinas recicladas podem ser soldadas por ultrassom
Garrafas de PET produzido com óleo de cozinha chegam ao mercado japonês
#Aimplas #Polymeer #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025
Acordo de cooperação entre o Think Plastic Brazil e o Instituto de Design de Illinois vai promover entre os transformadores de plásticos o conceito de design como estratégia de negócios e de internacionalização.
11/12/2025
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025