Produzir bioplásticos a partir do processamento de bagaço de malte, derivado da produção de cerveja, e usá-los para a fabricação de filmes e embalagens, além de outros produtos, é a meta do Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico.


Esse trabalho passou a fazer parte das linhas de pesquisa do projeto “Polymeer”, pelo qual a equipe do instituto espanhol vai usar matéria-prima proveniente de bagaço de malte (foto) na produção de filmes para uso no setor agrícola e embalagens rígidas para utilização em diferentes tipos de aplicações.

  

O projeto também tem como premissa o desenvolvimento de produtos com características que facilitem a sua reciclagem. Os pesquisadores que estão à frente do programa vão explorar as possibilidades de criação de produtos biodegradáveis e com design que facilite o reaproveitamento de materiais, por exemplo.


Neste sentido, os estudos que serão realizados pelo Aimplas envolverão ainda processos de reciclagem dos biomateriais usados por solvólise, assim como a biodegradabilidade de filmes para uso agrícola e estudo do ciclo de vida de produtos fabricados a partir do processamento do bagaço de malte.


Também participam do projeto Polymeer empresas, centros de pesquisa e instituições do meio acadêmico da Europa. O projeto contou com investimento de 4,9 milhões de euros, de acordo com informações divulgadas à imprensa. 

 

O instituto Aimplas pode ser contatado pelo seu site. Um ensaio de embalagem para ovos feita de bioplástico composto por glicerina residual da produção de biodiesel é tema de um estudo que está disponível na seção Artigos técnicos em nosso site.

____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________

 

Imagem: Aimplas/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Peças moldadas com resinas recicladas podem ser soldadas por ultrassom 

 

Garrafas de PET produzido com óleo de cozinha chegam ao mercado japonês

 

#Aimplas #Polymeer #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025