A Borealis, empresa fornecedora de poliolefinas e atuante no ramo de reciclagem de plásticos, situada na Bélgica, iniciou um programa-piloto centrado no incentivo ao uso de uma linha de copos plásticos reutilizáveis, o qual abrange ainda a reciclagem dos itens pertencentes a esta série.


 

Reciclagem de copos é tema de programa sustentável na Europa

 

A iniciativa recebeu o nome de “Closes The Loop” (ou “fechamento de ciclo”, em tradução livre) e operará da seguinte maneira: um volume de aproximadamente 1,5 milhão de copos descartáveis será substituído por 30.000 copos plásticos reutilizáveis fabricados a partir de polímeros da série EcoCore, fornecida pela Borealis. Os copos serão fornecidos sob a marca Bockatech.

 

 

Para evitar o descarte incorreto desses produtos foram estabelecidos pontos de coleta autorizados. Em uma etapa posterior, os copos serão submetidos à higienização adequada antes de serem destinados a processos de reciclagem mecânica. Trata-se de um programa que visa aumentar a oferta de matérias-primas plásticas obtidas a partir de fontes renováveis.

 

 

Além disso, serão inseridos sensores nos copos, que permitirão o seu rastreamento por radiofrequência (RFID), o que poderá ser monitorado por meio de dispositivos móveis. Este procedimento possibilitará, por exemplo, a quantificação de copos que estão em processamento, bem como a emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias nas etapas estabelecidas.


 

Segundo informações da companhia, a expectativa é reduzir em cerca de 20 vezes o percentual de uso de materiais plásticos virgens – o que pode levar a uma economia de 4,2 toneladas de plásticos descartáveis por ano –, além de estimular a economia circular e ações que visem à conscientização a respeito de descarte correto de resíduos, reaproveitamento de rejeitos e, consequentemente, de preservação do meio ambiente.


 

O projeto-piloto está alinhado com nossos princípios de reduzir, reutilizar e reciclar. Como indústria, é fundamental que nos responsabilizemos pelo destino dos plásticos. É assim que podemos nos reinventar para seguirmos uma vida mais sustentável”, comentou Lucrèce Foufopoulos, vice-presidente executivo da Borealis que também está à frente dos departamentos de Poliolefinas, Soluções de Economia Circular, Inovação e Tecnologia”.


 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre equipamentos, sistemas e aditivos indicados para a reciclagem de plásticos.

 

 

Foto: Borealis

 

 

Conteúdo relacionado:

Reciclagem química de plásticos usados em autopeças

 

Parceria evitará o descarte de resíduos plásticos em aterro sanitário


 

 

#Borealis #ClosesTheLoop #Reciclagem #EconomiaCircular #Plásticos



Mais Notícias PI



Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026


Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025