A Borealis, empresa fornecedora de poliolefinas e atuante no ramo de reciclagem de plásticos, situada na Bélgica, iniciou um programa-piloto centrado no incentivo ao uso de uma linha de copos plásticos reutilizáveis, o qual abrange ainda a reciclagem dos itens pertencentes a esta série.


 

Reciclagem de copos é tema de programa sustentável na Europa

 

A iniciativa recebeu o nome de “Closes The Loop” (ou “fechamento de ciclo”, em tradução livre) e operará da seguinte maneira: um volume de aproximadamente 1,5 milhão de copos descartáveis será substituído por 30.000 copos plásticos reutilizáveis fabricados a partir de polímeros da série EcoCore, fornecida pela Borealis. Os copos serão fornecidos sob a marca Bockatech.

 

 

Para evitar o descarte incorreto desses produtos foram estabelecidos pontos de coleta autorizados. Em uma etapa posterior, os copos serão submetidos à higienização adequada antes de serem destinados a processos de reciclagem mecânica. Trata-se de um programa que visa aumentar a oferta de matérias-primas plásticas obtidas a partir de fontes renováveis.

 

 

Além disso, serão inseridos sensores nos copos, que permitirão o seu rastreamento por radiofrequência (RFID), o que poderá ser monitorado por meio de dispositivos móveis. Este procedimento possibilitará, por exemplo, a quantificação de copos que estão em processamento, bem como a emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias nas etapas estabelecidas.


 

Segundo informações da companhia, a expectativa é reduzir em cerca de 20 vezes o percentual de uso de materiais plásticos virgens – o que pode levar a uma economia de 4,2 toneladas de plásticos descartáveis por ano –, além de estimular a economia circular e ações que visem à conscientização a respeito de descarte correto de resíduos, reaproveitamento de rejeitos e, consequentemente, de preservação do meio ambiente.


 

O projeto-piloto está alinhado com nossos princípios de reduzir, reutilizar e reciclar. Como indústria, é fundamental que nos responsabilizemos pelo destino dos plásticos. É assim que podemos nos reinventar para seguirmos uma vida mais sustentável”, comentou Lucrèce Foufopoulos, vice-presidente executivo da Borealis que também está à frente dos departamentos de Poliolefinas, Soluções de Economia Circular, Inovação e Tecnologia”.


 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre equipamentos, sistemas e aditivos indicados para a reciclagem de plásticos.

 

 

Foto: Borealis

 

 

Conteúdo relacionado:

Reciclagem química de plásticos usados em autopeças

 

Parceria evitará o descarte de resíduos plásticos em aterro sanitário


 

 

#Borealis #ClosesTheLoop #Reciclagem #EconomiaCircular #Plásticos



Mais Notícias PI



Polímeros biodegradáveis e de base biológica em aplicações de uso único

A Milliken se uniu à GO!PHA para impulsionar a adoção de PHA, polímero biodegradável de base biológica, em embalagens de uso único.

21/01/2022


Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços

Empresa divulgou pacote de recursos digitais para conectividade no chão de fábrica a ser comercializado no Brasil.

21/01/2022


Uma rede de produção para a impressão 3D

A EOS passou a gerir sua própria rede de parceiros em manufatura aditiva, que conecta empresas de diversos portes para produzir peças impressas em 3D em larga escala.

20/01/2022