A Escola LF (São Paulo, SP), especializada em cursos técnicos profissionalizantes para o setor de plásticos, vai iniciar uma nova modalidade de treinamento, que será ministrado de forma presencial, mas com transmissão ao vivo para alunos de outras localidades. O novo modelo vai contar com dois instrutores trabalhando simultaneamente: um ministrando aulas e outro coordenando a interação com os alunos.

Alexandre Farhan (foto), diretor e fundador da Escola LF, explicou que o primeiro curso desse tipo terá início no dia 4 de junho, e foi totalmente reformulado para atender às novas necessidades de mercado. Inicialmente ele possuía uma carga de 150 horas e compreendia todas as disciplinas relacionadas à injeção. Porém, a recente procura por cursos mais rápidos e menos aprofundados levou a escola a desmembrá-lo nos módulos Operador Técnico em Máquinas Injetoras, Preparador Técnico em Máquinas Injetoras e Analista Técnico do Processo de Injeção. Cada um deles pode ser cursado isoladamente, dando origem a qualificações técnicas em diferentes níveis.

 

O curso de operador é voltado para profissionais que querem ingressar rapidamente no mercado de trabalho, com conhecimentos suficientes para as tarefas operacionais. Já o curso de preparador, mais abrangente, permite entender o funcionamento das máquinas injetoras e de seus recursos, assim como o comportamento das resinas em processamento, aspectos da troca de moldes e princípios de segurança. O curso de analista técnico envolve também a programação e regulagem de CLPs, análise de parâmetros de processo visando ao melhor funcionamento dos equipamentos, assim como a avaliação de defeitos em peças plásticas com o objetivo de identificar e corrigir suas causas.

 

Além do novo curso, Escola LF dispõe de uma grade extensa que inclui Custos industriais para produtos plásticos, Sistemas de câmara quente, Programação de robôs de 3 eixos, Materiais Plásticos, Injeção, Sopro e Extrusão, sendo este último personalizado de forma a abordar detalhes do processamento de filmes, tubos, chapas e granulação. A modalidade in company também está disponível.

 

Parcerias com fornecedores de equipamentos

 

Para equipar as instalações onde são realizadas as aulas práticas dos cursos, a Escola LF tem feito parcerias com fornecedores de equipamentos. A mais recente delas foi feita com a Tsong Cherng, que disponibilizou uma injetora modelo Fit, de 120 toneladas, que foi customizada para treinamentos, com proteção transparente e iluminação interna para visualização das operações (foto ao lado).

 

Já a Stäubli cedeu um sistema de troca rápida de moldes simplificado, que opera por baioneta, enquanto a Berg Steel ofereceu uma talha elétrica cuja operação também será tema de um curso.

 

Da Pulse Tecnologia foi recebido um medidor de energia que será conectado à máquina injetora da Tsong para demonstração dos resultados que se pode obter em termos de eficiência energética com a boa regulagem do equipamento. Dados de controle da máquina poderão ser vistos nas telas do laboratório de informática da escola, onde também estão instalados simuladores de máquinas da Engel e de robôs da Sepro e da Star Seiki.

 

Alexandre explicou que o uso correto de perfis de dosagem, faixas de temperatura, fases de preenchimento e de recalque das peças moldadas pode ser determinante na obtenção do melhor desempenho energético das injetoras, e essas noções são transmitidas aos alunos.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Mais informações podem ser obtidas no site https://escolalf.com.br

 

 

Imagem: Detalhe da injetora da Tsong Cherng, em operação na Escola LF

 

 

Leia também:

 

Cursos sobre produção de plásticos na Fatec Mauá

 

Curso híbrido terá embalagens plásticas como tema



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024