Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa norte-americano Research and Markets avaliou o mercado de tecnologias ligadas aos processos de manufatura inteligente em US$ 88,7 bilhões, com possibilidade de chegar a US$ 228,2 bilhões até 2027, apresentando um crescimento de 18,5% entre 2022 e 2027.

 

Os produtos e serviços relacionados a este mercado são impulsionados principalmente pela adoção das tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, com ênfase na automação industrial e na demanda crescente por produtos de tecnologia da informação aplicada ao ambiente industrial.

 

Entre as conclusões do estudo está o crescimento do mercado associado à criação de gêmeos digitais. A empresa cita, por exemplo, que a a Dassault Systems (França) introduziu um

conceito de gêmeo digital que permite que as equipes de projeto e engenharia visualizem e analisem produtos ou sistemas virtualmente e forneçam insights semelhantes a comportamentos físicos, incluindo fenômenos como estresse e vibração, bem como comportamentos associados a software e sistemas de controle .

 

Ao analisar mercados potenciais, a pesquisa apurou que a indústria automotiva domina o mercado de fabricação inteligente e deve crescer a uma taxa de 29,1% durante o período de previsão devido às mudanças nas preferências dos consumidores e ao esforço por mais eficiência em seus processos. Já o recorte por região destaca a participação da Ásia-Pacífico (APAC) como sendo a que terá maior aumento de demanda por produtos ligados à manufatura inteligente.

 

O apoio governamental em vários países da APAC para impulsionar a industrialização foi apontado como um dos fatores que impulsionarão a demanda por manufatura inteligente nos próximos anos, com a menção de iniciativas oficiais como o “Made in China 2025” da China, “Industrial Value Chain Initiative (IVI)” do Japão, “The Manufacturing Innovation Strategy 3.0 (Strategy 3.0)” da Coreia do Sul e “Samarth Udyog Bharat 4.0” da Índia.


 

No relatório de 320 páginas, o mercado de manufatura inteligente foi segmentado com base em tecnologia da informação, tecnologias habilitadoras, tipo de indústria e região. O estudo completo pode ser adquirido aqui.


 

 

 

Foto: Research and Markets


 

Leia também sobre o tema:

 

Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos

 

Periféricos conectados tornam processos mais eficientes


 

#SmartManufacturing #Manufaturainteligente

 



Mais Notícias PI



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024


Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024


Estudo aponta: aumentou o investimento em digitalização no setor de plásticos

A ABDI, junto com a FGV, divulgou dados referentes ao crescimento nos investimentos em digitalização no ramo do plástico, com um índice de 135,5 pontos em 2023. O presidente executivo da Abiplast relacionou o aumento dos investimentos em digitalização a esforços direcionados à circularidade.

12/03/2024