O Grupo Flexível, com matriz em Jaraguá do Sul (RS), anunciou que vai investir R$ 5 milhões para aumentar a produção de poliuretano (PU) em suas plantas fabris, tanto na unidade gaúcha quanto nas fábricas situadas em Extrema (MG) e São João do Itaperiú (SC).
As estratégias da empresa incluem o direcionamento de investimentos na casa dos R$ 10 milhões para a expansão da produção e o desenvolvimento de novos produtos. O portfólio do Grupo Flexível é composto por sistemas de poliuretano (PU) fabricados com mais de 50% de espumas rígidas recicladas e por poliol de fontes renováveis, além de um mix de produtos que conta com blocos de poliisocianurato (PIR), soluções termoacústicas e adesivos.
Conforme uma nota à imprensa, os investimentos abrangem a aquisição de prensas a serem usadas na produção de itens para a cadeia do frio, consistindo em ações de economia circular voltadas para a reciclagem do poliuretano (PU) proveniente dos itens destinados a esta área.
“Os investimentos serão direcionados para os produtos feitos a partir de matéria-prima de base renovável, que têm um amplo mercado para crescer e substituir produtos de base petroquímica, no portfólio da marca Polivedo, destinada ao setor da construção civil, e também comercializada como white label”, comentou Christiano Junkes, presidente do Grupo Flexível (foto).
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Grupo Flexível/Divulgação.
Confira mais notícias do setor dos plásticos:
Nanoaditivos à base de nióbio melhoram polímeros reciclados
Fabricante de embalagens aumenta o uso de PET reciclado na produção
Estudo Sobre o reaproveitamento de Poliuretano Fundido/Termofixo como carga
Mais Notícias PI
O uso de inteligência artificial no trabalho e de algoritmos em decisões estratégicas são temas abordados na obra.
13/01/2026
O IMA e a UFRJ abriram inscrições para um curso on-line que possui módulos sobre processamento de plásticos e borracha.
13/01/2026
Um novo guia elaborado pelo CETEA e produzido pela Associação Brasileira da Embalagem lista requisitos para o desenvolvimento de embalagens de alimentos.
13/01/2026