A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast) divulgou que houve um aumento de 7,5% do volume de resinas commodities e plásticos de engenharia, além de filmes biorientados (BOPP), comercializado por suas associadas no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.

 

Adirplast divulgou bons resultados referentes ao desempenho do setor de resinas commodities e de plásticos de engenharia

De acordo com os dados apresentados pela entidade, o montante de resinas commodities e filmes BOPP consumido de janeiro a julho do ano passado foi de 130.444 toneladas. Já o volume total desses produtos computado entre os mesmos meses deste ano foi de 140.272 toneladas.

 

Fazendo um recorte no levantamento, no caso do desempenho do segmento de resinas commodities, as vendas de poliestireno (PS) e de polipropileno (PP) aumentaram em 28% e 5% no primeiro semestre deste ano, respectivamente, frente ao mesmo período de 2021. Isso também foi constatado no ramo de plásticos de engenharia, cujas vendas aumentaram em 5%.

 

No que diz respeito ao desempenho do segmento de filmes biorientados (BOPP) e de filmes de poliéster biaxialmente-orientado (BOPET), os dados também são positivos. Segundo a instituição, foi constatado um aumento de 19% do volume total de filmes distribuídos por empresas associadas nos seis primeiros meses de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

 

Apesar dos bons resultados obtidos e do otimismo referente aos próximos meses, Laercio Gonçalves, presidente da Adirplast, salientou alguns fatores que devem ser considerados: “esse é um resultado muito importante para a nossa cadeia. Entretanto, o segundo semestre deste ano ainda nos deixa apreensivos devido ao preço do dólar, aos problemas de logística internacional e às eleições”.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da associação.

 

 

Imagens: Pixabay

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Produção em alta na indústria

 

Perspectivas da oferta de nafta petroquímica das refinarias

 

#Adirplast #Resinas #Filmes #PI



Mais Notícias PI



Trabalho entre humanos e máquinas é tema de livro

O uso de inteligência artificial no trabalho e de algoritmos em decisões estratégicas são temas abordados na obra.

13/01/2026


Curso de especialização em plásticos e borracha inicia em fevereiro

O IMA e a UFRJ abriram inscrições para um curso on-line que possui módulos sobre processamento de plásticos e borracha.

13/01/2026


Guia orienta desenvolvimento de embalagens para alimentos

Um novo guia elaborado pelo CETEA e produzido pela Associação Brasileira da Embalagem lista requisitos para o desenvolvimento de embalagens de alimentos.

13/01/2026