A demanda por materiais que atendam às políticas de sustentabilidade das empresas usuárias de produtos plásticos tem crescido e fez com que a Apta Resinas (Estância Velha, RS) buscasse no mercado parcerias para incluir em seu mix de produtos alguns grades do poli(ácido láctico) (PLA) Luminy, bioplástico de origem renovável e compostável. Os biopolímeros possuem as certificações TUV – de compostabilidade, e USDA – de garantia de fonte renovável.
A representação é recente e foi anunciada durante a última feira Plástico Brasil, assim como o acordo de exclusividade fechado no final de 2022 com a norte-americana Kraiburg para a comercialização local dos grades de elastômeros termoplásticos Thermolast K e M (TPSs) e Thermolast R (TPE). Os mercados a serem atendidos com esses novos grades incluem as indústrias automobilística e médica.
Outra linha que passou a ser comercializada pela Apta com exclusividade são os EVAs da saudita Sipchem, voltados para aplicações na indústria calçadista e de produtos para o mercado fitness, em constante crescimento no Brasil.
Tamy Rosa, coordenadora de Inovação e Tecnologia de Aplicação da Apta, informou que as novas representações são resultado de uma prospecção cuidadosa do mercado e são acompanhadas de treinamento de todo o corpo técnico da empresa junto aos fabricantes dos novos materiais, em seus países de origem.
Todos os novos grades já estão disponíveis, ao lado de linhas já comercializadas pela empresa, de fabricantes como Exxon Mobil, Lotte Chemical, Ineos, Lubrizol, Radici e Formosa.
Imagem: catálogo Apta
Leia também:
Inscrições abertas para encontro sobre bioplásticos
Hidrogênio verde e as perspectivas para o setor de plásticos
Mais Notícias PI
A empresa adotou diretrizes de reciclagem de poli(cloreto de vinila) (PVC) e poliuretano (PU) proveniente de processos produtivos, material que passou a ser triturado em suas fábricas e reinserido na fabricação de calçados de segurança.
19/08/2025
Divergências sobre design de produto, financiamento, produção de plástico virgem e eliminação de químicos tóxicos travam aprovação de um tratado global. Fato torna ainda mais relevante as ações voluntárias de empresas e governos.
19/08/2025
A Engel vai demonstrar na feira K a fabricação de peças para a construção civil feitas de espuma de material reciclado.
12/08/2025