O mercado de dispositivos médicos, forte consumidor de resinas plásticas, fechou o ano de 2023 contando com mudanças relevantes, com potencial para uma grande melhora de desempenho.


Em dezembro, a aprovação do texto final da reforma tributária garantiu isonomia tributária para os dispositivos médicos nas compras públicas e das santas casas, com a manutenção do desconto de 60% na alíquota padrão. “Estamos otimistas que, em breve, será incluso um adendo na reforma que permitirá que alguns dispositivos médicos tenham 100% de desconto sobre a alíquota padrão, garantindo desta forma a manutenção dos tratamentos que atualmente são isentos”, comentou Paulo Henrique Fraccaro, CEO da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo).

 

A mais recente pesquisa realizada pela instituição junto a suas associadas mostrou que as fabricantes de produtos médicos esperam um aumento de 47,62% nas vendas entre janeiro e fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, 55% das empresas respondentes citaram que a isonomia tributária é extremamente relevante para o mercado, enquanto a reforma tributária foi listada por 80%, o que demonstra a importância de acompanhar, de perto, a regulamentação que virá.

 

A melhora do acesso ao crédito foi apontada como uma preocupação por 45% do grupo, assim como a obtenção de recursos para inovação e descarbonização e o andamento da política fiscal.

 

Dentre as empresas participantes da pesquisa da Abimo, 54% são do segmento médico-hospitalar; 24% da odontologia; 16% de materiais de consumo; 3%, de implantes; e 3% do setor de reabilitação. A maioria concentra suas atividades em São Paulo (70%), mas há também empresas do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais e Paraíba.

 

 _________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________


 

Imagem: wayhomestudio/Freepik


 

Leia também:

 

Os materiais plásticos na área médica

 

Plásticos para a área médica: o futuro deste setor



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024