O mercado de dispositivos médicos, forte consumidor de resinas plásticas, fechou o ano de 2023 contando com mudanças relevantes, com potencial para uma grande melhora de desempenho.


Em dezembro, a aprovação do texto final da reforma tributária garantiu isonomia tributária para os dispositivos médicos nas compras públicas e das santas casas, com a manutenção do desconto de 60% na alíquota padrão. “Estamos otimistas que, em breve, será incluso um adendo na reforma que permitirá que alguns dispositivos médicos tenham 100% de desconto sobre a alíquota padrão, garantindo desta forma a manutenção dos tratamentos que atualmente são isentos”, comentou Paulo Henrique Fraccaro, CEO da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo).

 

A mais recente pesquisa realizada pela instituição junto a suas associadas mostrou que as fabricantes de produtos médicos esperam um aumento de 47,62% nas vendas entre janeiro e fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, 55% das empresas respondentes citaram que a isonomia tributária é extremamente relevante para o mercado, enquanto a reforma tributária foi listada por 80%, o que demonstra a importância de acompanhar, de perto, a regulamentação que virá.

 

A melhora do acesso ao crédito foi apontada como uma preocupação por 45% do grupo, assim como a obtenção de recursos para inovação e descarbonização e o andamento da política fiscal.

 

Dentre as empresas participantes da pesquisa da Abimo, 54% são do segmento médico-hospitalar; 24% da odontologia; 16% de materiais de consumo; 3%, de implantes; e 3% do setor de reabilitação. A maioria concentra suas atividades em São Paulo (70%), mas há também empresas do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais e Paraíba.

 

 _________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________


 

Imagem: wayhomestudio/Freepik


 

Leia também:

 

Os materiais plásticos na área médica

 

Plásticos para a área médica: o futuro deste setor



Mais Notícias PI



Consumo de embalagens flexíveis cresceu em 2026

Levantamento encomendado pela ABIEF mostrou alta no consumo de embalagens flexíveis no primeiro semestre deste ano, assim como aumento no uso de resinas recicladas na fabricação dessas embalagens.

08/09/2026


Aumenta a produção de embalagens plásticas em 2026

Estudo realizado pela ABRE e FGV IBRE aponta aumento na produção de embalagens plásticas no segundo trimestre de 2026 e associa mudanças no comportamento do consumidor às novas tendências de desempenho para o setor.

04/09/2026


Consumo de plásticos em hospitais. Estudo norteia estratégias de circularidade.

Análise detalhada feita por pesquisadores do consumo hospitalar revelou o impacto de polímeros como PP e poli-isopreno, apontando diretrizes técnicas para o desenvolvimento de estruturas monomaterial que facilitem a reciclagem.

04/09/2026