A suíça Amcor – desenvolvedora de embalagens com subsidiária em São Paulo, SP – lançou, em parceria com a Danone (grupo fabricante de alimentos e bebidas), uma nova garrafa para água sem a presença de rótulo e feita totalmente de conteúdo reciclado proveniente de outras garrafas, produzida exclusivamente para o mercado argentino.

 

A nova garrafa tem capacidade para 1,5 litros e foi desenvolvida para a Villavicencio, marca argentina de água. De acordo com informativo da Amcor, a resina virgem de poli(tereftalato de etileno) (PET), utilizada anteriormente nas demais garrafas, foi substituída por resina PET reciclada criando uma garrafa feita totalmente com materiais reciclados e reduzindo sua pegada de carbono em torno de 21%, em relação à garrafa anterior.

 

Como a garrafa não contém mais o rótulo, as informações normalmente fornecidas são gravadas diretamente na garrafa, a qual embora feita de material reciclado, mantém seu índice de transparência e os elementos visuais da marca. A remoção do rótulo tem por objetivo diminuir o consumo de material, bem como proporcionar uma oportunidade maior do item de PET ser efetivamente reciclado.

 

Além de não conter o rótulo e de ser feita a partir de material reciclado, a companhia conclui que, por ser feita de PET, a garrafa pode ser normalmente descartada e direcionada à reciclagem (mecânica ou química), o que a torna uma embalagem reciclada e reciclável.

 

O programa de reciclagem do qual a Villavicencio participa, com o apoio da Danone Argentina, vem apoiando, desde 2012, cerca de 32 cooperativas e 3.200 catadores urbanos e prevê, até 2023, apoiar 40 cooperativas e continuar capacitando 4.500 profissionais. Ainda para 2023, a meta é recuperar 100% do plástico equivalente de suas garrafas.

 

(Fotos: Amcor e Villavicencio)



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024