Por meio de videoconferência realizada na última segunda-feira (8), a Plastivida – Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos – e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) – deram início à implantação do Programa Pellets Zero (PPZ-OCS) como entidade licenciadora. A iniciativa tem como objetivo a prevenção de perdas de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos, bem como em petroquímicas, distribuidores e agentes de logística.

 

O Programa Pellet Zero – OCS (PPZ-OCS) surgiu a partir de uma iniciativa internacional (Operation Clean Sweep) adequando-se às particularidades da indústria brasileira do plástico e de seus prestadores de serviços. De acordo com informações do programa, no Brasil a matéria-prima plástica é comercializada principalmente na forma de pell ets. Porém, outras formas de resinas, como pó ou flakes, não são incomuns. Portanto, é de responsabilidade da indústria e de seus parceiros conter a poluição causada por essas resinas. O PPZ-OCS visa o engajamento de todo o setor dos plásticos em uma ação contínua e eficaz de contenção dos pellets e demais formas de resina, evitando a contaminação dos corpos d’água e, consequentemente, do oceano.

 

Segundo a Abiplast, empresas que assinarem o compromisso a partir de agora passam a receber certificação, em uma escala de uma a quatro estrelas. Ao atingir o máximo de pontuação, a signatária poderá optar pelos parâmetros da Operation Clean Sweep – OCS Blue, para alcançar a quinta e última estrela. A implantação seguirá os critérios firmados no âmbito do Fórum Ambiental dos Plásticos por Um Mar Limpo, do qual a Abiplast e o Sindiplast se tornaram signatários em 2016, ao lado de outros sindicatos e empresas do setor. A partir de então, ambas vêm participando da elaboração dos Manuais para Implementação do Programa Pellet Zero, adaptados ao Brasil.

 

Além das já citadas, integram o Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo as seguintes empresas e organizações: Abief, Abiquim, Adirplast, Braskem, Dow, Instituto Brasileiro do PVC, Instituto de Engenharia, Radici Group, Simperj, Simpesc, Simplás, Simplavi, Sinplast e Sinproquim.

 

Para realizar o download gratuito dos manuais mencionados, basta que as empresas ou interessados acessem o link http://pelletzero.porummarlimpo.org.br/

 

(Foto: Programa Pellet Zero)

#plastico #programapelletzero #porummarlimpo

 

Conteúdo relacionado:

Reconhecimento internacional na área de sustentabilidade

Fabricante de brinquedos estabelece meta sustentável

 

 



Mais Notícias PI



Bioplásticos como investimento em inovação

Webinar gratuito vai discutir possibilidades de mercado para os produtos fabricados com materiais bioplásticos.

15/04/2025


Guia orienta empresas do setor de plásticos para a internacionalização

Foi lançada pelo Think Plastic Brazil a primeira edição do Guia de internacionalização do setor plástico, que reúne informações úteis para empresas que têm como estratégia a entrada no mercado internacional.

15/04/2025


Digitalização mais acessível para a indústria de manufatura

A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.

15/04/2025