O desenvolvimento de produtos plásticos variados que apresentem características úteis ao combate à disseminação de doenças tem sido muito demandado desde o início da pandemia de Covid-19, o que continua abrindo espaço para a ampliação da oferta de itens desse tipo no Brasil.

 

Plásticos antivirais feitos no BrasilA fabricante de autopeças e acessórios para veículos Borkar (Itapecerica da Serra, SP), em parceria com a desenvolvedora de nanomateriais Nanox (São Carlos, SP), criou uma linha de películas plásticas que possuem propriedades antivirais e que são indicadas à proteção de superfícies de alto contato. A série recebeu o nome de ProtectVir.


Trata-se de filmes, fornecidos em versões com espessura de 0,05, 0,15 ou 1 mm, assim como dimensões que variam de 30 x 2.000 mm a 500 x 5.000 mm, os quais têm adicionados à sua formulação uma quantidade de nanopartículas de prata que podem reduzir a ação de microrganismos.

 

De acordo com Ramatis Radis, diretor da Borkar, essa combinação possibilita a inativação de cerca de 99,74% de vírus e bactérias em aproximadamente 3 minutos. Segundo o executivo, esses dados foram obtidos a partir de testes (Covid-19, Sars-CoV-2) realizados por pesquisadores do Departamento de Microbiologia – Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).


Ele falou sobre a atuação dos agentes antivirais na massa polimérica dos filmes. “A ação é permanente, pois todos os agentes antivirais estão incorporados nos produtos, mantendo assim a sua eficácia. A partir do momento em que colocamos as mãos sobre o local protegido com as películas ProtectVir, imediatamente os agentes começam a atuar”.

 

As películas também possuem versões adesivas e podem ser utilizadas em aplicações que vão desde o revestimento de displays e/ou interfaces IHM de máquinas instaladas em parques fabris como injetoras e extrusoras, por exemplo. Além disso, o filme é indicado para a proteção de dispositivos móveis, computadores industriais, bancadas, corrimões, maçanetas, entre outros.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também nossos guias que trazem informações atualizadas sobre a oferta de máquinas para corte e solda de filmes plásticos, além de aditivos e cargas para esses materiais.


 

 

 

Foto: Borkar


 

Conteúdo relacionado:

Novas embalagens antimicrobianas feitas no Brasil

Acordo amplia a oferta de agentes antimicrobianos para polímeros no Brasil


 

 

#Borkar #Nanox #FilmesAntivirais #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Bioplástico para aplicação sob alta temperatura em motores

Instituto pesquisa como aplicar bioplástico como substituto aos materiais de origem fóssil em peças para compartimento do motor que são submetidas a altas temperaturas.

21/09/2021


Escadas em EPS, uma construção rápida e limpa

Sistema modular de construção de escadas oferece suporte estrutural e garantia de obras mais limpas, com componentes mais leves.

16/09/2021


Empresa lança grades para automóveis com até 29% de material reciclado

Grades de PP e PC/PET, todos com conteúdo reciclado, são voltados especificamente a aplicações na indústria automobilística.

08/09/2021